Um percurso metodológico para constituição de sequências didáticas: o ensino do conceito de função

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i155855

Palavras-chave:

Ensino de Matemática; Sequência Didática, Conceito de Função

Resumo

Apresenta-se recorte de uma pesquisa de mestrado em ensino de matemática, cujo objetivo foi investigar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino do conceito de função, a partir da questão: As atividades de uma sequência didática, estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, potencializam o processo de ensino e de aprendizagem do conceito de função?  O método incluiu percepções de alunos e professores sobre o tema; revisão da literatura sobre a temática e teorias de apoio; oficina com pré-requisitos e elaboração, aplicação e validação da sequência didática.  Replicações desse método noutras pesquisas num curso de mestrado profissional tem gerado produtos educacionais diferenciados. Os resultados marcam a evolução nas concepções dos alunos, a superação de obstáculos e aprendizagem em regime de colaboração e a percepção de regularidades e generalizações em torno do objeto de estudo.

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

Chaquiam, M., Silva, E. M. da, & Cabral, N. F. . (2022). Um percurso metodológico para constituição de sequências didáticas: o ensino do conceito de função. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(1), 17–40. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i155855

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Artigos