Um percurso metodológico para constituição de sequências didáticas: o ensino do conceito de função
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i155855Mots-clés :
Ensino de Matemática; Sequência Didática, Conceito de FunçãoRésumé
Apresenta-se recorte de uma pesquisa de mestrado em ensino de matemática, cujo objetivo foi investigar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino do conceito de função, a partir da questão: As atividades de uma sequência didática, estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, potencializam o processo de ensino e de aprendizagem do conceito de função? O método incluiu percepções de alunos e professores sobre o tema; revisão da literatura sobre a temática e teorias de apoio; oficina com pré-requisitos e elaboração, aplicação e validação da sequência didática. Replicações desse método noutras pesquisas num curso de mestrado profissional tem gerado produtos educacionais diferenciados. Os resultados marcam a evolução nas concepções dos alunos, a superação de obstáculos e aprendizagem em regime de colaboração e a percepção de regularidades e generalizações em torno do objeto de estudo.
Métriques
Références
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática Matemática. Curitiba: UFPR, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministérios da Educação. Lei de diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Brasília: MEC/SEM, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. MEC/SEB, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de referência ENEM. Brasília: MEC/INEP, 2018. Disponível em :< http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf>
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 1999
BRITO, D. S.; ALMEIDA, L. M. W. O conceito de função em situações de modelagem. In: ZETETIKÉ. v.13, n.23, jan.-jun. 2005.
BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didáctica da Matemática. In: BRUM, J. (Org.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, p. 35-114. 1996.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos. São Paulo: Ática, 2008.
CABRAL, N. F. Sequências didáticas: estrutura e elaboração. Belém: SBEM-PA, 2017.
CEOLIM, A. J.; REZENDE V.; HERMANN, W. Diálogos entre a educação básica e a universidade: reflexões acerca do conceito de função nas salas de aula. Curitiba: CVR, 2019.
CHAQUIAM, M.; CABRAL, N. F. Funções: Uso, desuso e reflexos no ensino. Belém: SINEPEM-IFPA, 2019.
CRUZ, P. J. D. Interdisciplinaridade como prática para a construção do conceito de função. 118 f. Dissertação (Mestrado Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Semiárido. Mossoró, 2015.
CUNHA, C. V. L.; SOUSA, T. D. V.; CHAQUIAM, M. Função: um pouco de história. ANAIS do VII Encontro Paraense de Educação Matemática - EPAEM. Belém, 2010.
LIMA, E. L. et al. A Matemática do ensino Médio. v1. Rio de Janeiro: SBM, 1997.
LIMA, E. L. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM, 2007.
GOÉS, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. v. 20, Campinas: Cadernos Cedes, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n50/a02v2050.pdf >. Acesso em: 02 de Nov. 2017.
IEZZI, G. et al. Matemática: Ciência e Aplicações. v.1. São Paulo: Saraiva, 2016.
MACIEL, P. R. C. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. In: BOLEMA. v.28, n.50, p. 1348-1367, dez. 2014.
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações no ensino de ciências. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
PAIVA, M. Matemática. v.1. São Paulo: Moderna, 2015.
PARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Pará. Revista do sistema paraense de avaliação educacional: referências e resultados. Belém, 2016. Disponível em:Acesso em: 10 nov. 2018.
PELHO, E. B. B. Introdução ao conceito de função: A importância da compreensão das variáveis. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
SILVA, C. F. O Pibid e o ensino de função: investigando como professores ensinam função no ensino médio com a finalidade de elaborar intervenções pedagógicas. Reflexões pedagógicas: cenários de iniciação a docência. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014.
SILVA, E. M.; FELIX, A. P. N.; CHAQUIAM, M. Aprendizagem do conceito de função no ensino médio. ANAIS do Congresso Pan-Amazônico de Matemática. Belém: UFPA, 2018.
SILVA, E. M.; MIRANDA, D. S. P.; CABRAL, N. F. FUNÇÃO: Uma reconstrução histórica do conceito. ANAIS do XIII Seminário Nacional de História da Matemática. Fortaleza: SBHMat, 2019.
SILVA, E. M. O conceito de função e suas linguagens. 2019, 179f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.
SOUZA, R. P. A construção do conceito de função através de atividades baseadas em situações do dia a dia. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadualdo Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Centro de Ciência e Tecnologia. Laboratório de Ciências Matemáticas. Campos dos Goytacazes, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.