GeoGebra Notes: um recurso dinâmico para o ensino de matemática

Autores

  • Jeferson Moizés LIMA Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Valdir José Junior CORRÊA Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156342

Palavras-chave:

GeoGebra Notes, Ensino remoto, Geometria Analítica

Resumo

Este relato apresenta uma experiência vivenciada por um professor de matemática do Ensino Médio com a utilização de uma nova ferramenta do GeoGebra, denominada Notes. Este recurso, permite a resolução de uma situação-problema, utilizando todos os recursos já presentes na plataforma do GeoGebra e ainda a utilização de uma caneta, com auxílio de um mouse, caneta touch ou o dedo para escrever e sublinhar, ferramenta que fazia falta para expressar diferentes registros de representação de um mesmo objeto matemático, principalmente no que se refere à representação algébrica, a qual exige a escrita em notação matemática. Aqui, compartilharemos a forma como esta ferramenta pode ser explorada em aulas presenciais e remotas, bem como suas potencialidades e limitações no ensino da matemática, especificamente em uma atividade sobre geometria analítica. Tal atividade contemplou questões sobre a geometria analítica do ponto e da reta, explorando os diferentes tipos de representação da reta, em uma turma de Ensino Médio. O uso do GeoGebra Notes possibilitou um ambiente que apoia discussões colaborativas, permitindo assim, que os alunos, presencialmente ou remotamente, tivessem um papel ativo no processo de comunicação durante a aula, gerando oportunidades para reestruturação de conhecimentos durante a interação social e do feedback proporcionado pelos próprios alunos.

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

LIMA, J. M., & CORRÊA, V. J. J. (2022). GeoGebra Notes: um recurso dinâmico para o ensino de matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(1), 130–152. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156342

Edição

Seção

Artigos