GeoGebra Notes: um recurso dinâmico para o ensino de matemática

Auteurs

  • Jeferson Moizés LIMA Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Valdir José Junior CORRÊA Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156342

Mots-clés :

GeoGebra Notes, Ensino remoto, Geometria Analítica

Résumé

Este relato apresenta uma experiência vivenciada por um professor de matemática do Ensino Médio com a utilização de uma nova ferramenta do GeoGebra, denominada Notes. Este recurso, permite a resolução de uma situação-problema, utilizando todos os recursos já presentes na plataforma do GeoGebra e ainda a utilização de uma caneta, com auxílio de um mouse, caneta touch ou o dedo para escrever e sublinhar, ferramenta que fazia falta para expressar diferentes registros de representação de um mesmo objeto matemático, principalmente no que se refere à representação algébrica, a qual exige a escrita em notação matemática. Aqui, compartilharemos a forma como esta ferramenta pode ser explorada em aulas presenciais e remotas, bem como suas potencialidades e limitações no ensino da matemática, especificamente em uma atividade sobre geometria analítica. Tal atividade contemplou questões sobre a geometria analítica do ponto e da reta, explorando os diferentes tipos de representação da reta, em uma turma de Ensino Médio. O uso do GeoGebra Notes possibilitou um ambiente que apoia discussões colaborativas, permitindo assim, que os alunos, presencialmente ou remotamente, tivessem um papel ativo no processo de comunicação durante a aula, gerando oportunidades para reestruturação de conhecimentos durante a interação social e do feedback proporcionado pelos próprios alunos.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

DUVAL, Raymond. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. (L. F. LEVY & M. R. SILVEIRA, Trans.) (1st ed.). São Paulo: Livraria da Física. 2009.

DUVAL, Raymond. Como analisar a questão crucial da compreensão em Matemática? Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-27, dez. 2018.

ENGELBRECHT, Johann; LLINARES, Salvador; BORBA, Marcelo C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. Zdm, p. 1-17, 2020.

FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

GONÇALVES, Willian José, TREVISAN, André Luiz, SILVA, Daniel Daré da, & RIBEIRO, Alessandro (2020). Raciocínio covariacional em cálculo: desenvolvimento a partir de tarefas. Zetetike, 28, e020026.

NÓBRIGA, Jorge Costa; SIPLE, Ivanete Zuchi. Livros Dinâmicos de Matemática Dynamic Mathematics Books. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 9, n. 2, p. 78-102, 2020.

PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Helia; BRUNHEIRA, Lina; VARANDAS, José Manuel; FERREIRA, Catarina; (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, v.7, n.2, p. 41 – 70.

MARTINHO, Maria Helena; PONTE, João Pedro da. A comunicação na sala de aula de matemática: Um campo de desenvolvimento profissional do professor. 2005.

PONTE, João Pedro da (2014). Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. J. P. PONTE (Org.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 13-27). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Téléchargements

Publiée

2022-06-20

Comment citer

LIMA, J. M., & CORRÊA, V. J. J. (2022). GeoGebra Notes: um recurso dinâmico para o ensino de matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(1), 130–152. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156342

Numéro

Rubrique

Artigos