GeoGebra Notes: um recurso dinâmico para o ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156342Palabras clave:
GeoGebra Notes, Ensino remoto, Geometria AnalíticaResumen
Este relato apresenta uma experiência vivenciada por um professor de matemática do Ensino Médio com a utilização de uma nova ferramenta do GeoGebra, denominada Notes. Este recurso, permite a resolução de uma situação-problema, utilizando todos os recursos já presentes na plataforma do GeoGebra e ainda a utilização de uma caneta, com auxílio de um mouse, caneta touch ou o dedo para escrever e sublinhar, ferramenta que fazia falta para expressar diferentes registros de representação de um mesmo objeto matemático, principalmente no que se refere à representação algébrica, a qual exige a escrita em notação matemática. Aqui, compartilharemos a forma como esta ferramenta pode ser explorada em aulas presenciais e remotas, bem como suas potencialidades e limitações no ensino da matemática, especificamente em uma atividade sobre geometria analítica. Tal atividade contemplou questões sobre a geometria analítica do ponto e da reta, explorando os diferentes tipos de representação da reta, em uma turma de Ensino Médio. O uso do GeoGebra Notes possibilitou um ambiente que apoia discussões colaborativas, permitindo assim, que os alunos, presencialmente ou remotamente, tivessem um papel ativo no processo de comunicação durante a aula, gerando oportunidades para reestruturação de conhecimentos durante a interação social e do feedback proporcionado pelos próprios alunos.
Métricas
Citas
DUVAL, Raymond. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. (L. F. LEVY & M. R. SILVEIRA, Trans.) (1st ed.). São Paulo: Livraria da Física. 2009.
DUVAL, Raymond. Como analisar a questão crucial da compreensão em Matemática? Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-27, dez. 2018.
ENGELBRECHT, Johann; LLINARES, Salvador; BORBA, Marcelo C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. Zdm, p. 1-17, 2020.
FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
GONÇALVES, Willian José, TREVISAN, André Luiz, SILVA, Daniel Daré da, & RIBEIRO, Alessandro (2020). Raciocínio covariacional em cálculo: desenvolvimento a partir de tarefas. Zetetike, 28, e020026.
NÓBRIGA, Jorge Costa; SIPLE, Ivanete Zuchi. Livros Dinâmicos de Matemática Dynamic Mathematics Books. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 9, n. 2, p. 78-102, 2020.
PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Helia; BRUNHEIRA, Lina; VARANDAS, José Manuel; FERREIRA, Catarina; (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, v.7, n.2, p. 41 – 70.
MARTINHO, Maria Helena; PONTE, João Pedro da. A comunicação na sala de aula de matemática: Um campo de desenvolvimento profissional do professor. 2005.
PONTE, João Pedro da (2014). Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. J. P. PONTE (Org.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 13-27). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.