Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM: contextos para o ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i58550

Palavras-chave:

Fragmentos arqueológicos, Ensino de Matemática, Contextualização

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi compreender em que termos os traços geométricos presentes nos fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM, abrem possibilidades interdisciplinares para o ensino de matemática. Os dados foram construídos por meio de observação direta de fragmentos arqueológicos, entrevistas e registro fotográfico, que após sistematização foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que os fragmentos arqueológicos encontrados em Parintins-AM se mostram potenciais contextos para um ensino de geometria com abertura interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas, Área de Concentração em Educação Matemática - UFPA. Mestra em Educação em Ciências na Amazônia - UEA. Mestra em Estudos Amazônicos - UNAL. Licenciada em Matemática - UFAM. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores e etnomatemática.

David Carvalho Machado, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Mestrando

Mestrando em Educação em Ciências (PPGEEC) na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E-mail: dcm.mca23@uea.edu.br

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Costa, L. de F. M. da, & Machado, D. C. (2023). Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM: contextos para o ensino de matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(1), 52–73. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i58550

Edição

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Artigos