Conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a uma atividade envolvendo sequências numéricas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i359197

Palavras-chave:

Álgebra, Padrões, Professor, Sequências numéricas, Ensino Fundamental

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular coloca em relevo o ensino da Álgebra desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desse artigo foi discutir e mapear o conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre sequências numéricas e padrões. Na parte metodológica esta pesquisa se situou na perspectiva qualitativa, tendo sido elaborada e aplicada uma atividade para analisar as estratégias de resolução dos professores voluntários dos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuantes na Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Verificamos que o conhecimento matemático das professoras dos anos iniciais se encontra no nível mais intuitivo, no uso da lógica envolvendo as quatro operações aritméticas fundamentais para encontrar o termo seguinte de sequências numéricas, revelando razoável percepção do padrão de regularidade envolvido. Porém, o vocabulário e o conhecimento matemático com relação ao tema de sequências precisariam ser reelaborados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Chiccolli Pereira de Rezende, UNIFESP

Orcid https://orcid.org/0000-0001-9942-509X

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP

http://orcid.org/0000-0002-6138-1279

Referências

ALMEIDA, M. B. A Formação Inicial de Professores no Curso de Pedagogia: constatações sobre a formação matemática para a docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (3ª versão). Brasília: MEC/SEF. 2017.

CABRAL, J. C.; OLIVEIRA, H.; MENDES, F. O pensamento funcional e a capacidade de perceber o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras dos anos iniciais. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.21, n.3, 2019, p. 50-74.

CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.

D’AMBRÓSIO. U. Prefácio. In: BORBA, M. de C. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 11-23.

DA SILVA, D. C. As pesquisas sobre Generalização de Padrões nos anos iniciais do ensino fundamental: Um mapeamento da produção científica da pesquisa brasileira entre 2010 e 2020. 2021. 146f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Paulo, Diadema- SP.

DUPLESSIS, J. du. Early algebra: Repeating pattern and structural thinking at foundation phase. South African Journal of Childhood Education (Print). nov. 2018, p. 1-11.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação. Campinas, n. 18, p. 107-115, jun. 2005.

LUNA, A. V. A.; SOUZA, E. G.; MENDUNI-BORTOLOTI, Roberta D’Angela.

Um zoom nas produções discursivas em tarefas de Early Algebra de crianças dos anos iniciais do Ensino fundamental. Espaço Plural. ano XVIII, n. 36, 1 sem. 2017, p.41-72.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

PONTE, J. P; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC, 2009.

SÃO PAULO. Currículo Paulista: Ensino Infantil e Fundamental. São Paulo: SEE, 2019.

SHULMAN, L. S. Those who understand:Knowledge Growth. Teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, 1986, p. 4-14.

SILVA, J.; MAMEDE, E. Padrões no 2.º ano do Ensino. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, 2015, v. extr., n. 6.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Rezende, M. C. P. de, & Pommer, W. M. (2022). Conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a uma atividade envolvendo sequências numéricas. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(3), 141–157. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i359197

Edição

Seção

Artigos