Conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a uma atividade envolvendo sequências numéricas.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i359197Palavras-chave:
Álgebra, Padrões, Professor, Sequências numéricas, Ensino FundamentalResumo
A Base Nacional Comum Curricular coloca em relevo o ensino da Álgebra desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desse artigo foi discutir e mapear o conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre sequências numéricas e padrões. Na parte metodológica esta pesquisa se situou na perspectiva qualitativa, tendo sido elaborada e aplicada uma atividade para analisar as estratégias de resolução dos professores voluntários dos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuantes na Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Verificamos que o conhecimento matemático das professoras dos anos iniciais se encontra no nível mais intuitivo, no uso da lógica envolvendo as quatro operações aritméticas fundamentais para encontrar o termo seguinte de sequências numéricas, revelando razoável percepção do padrão de regularidade envolvido. Porém, o vocabulário e o conhecimento matemático com relação ao tema de sequências precisariam ser reelaborados.
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