Conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a uma atividade envolvendo sequências numéricas.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i359197

Mots-clés :

Álgebra, Padrões, Professor, Sequências numéricas, Ensino Fundamental

Résumé

A Base Nacional Comum Curricular coloca em relevo o ensino da Álgebra desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desse artigo foi discutir e mapear o conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre sequências numéricas e padrões. Na parte metodológica esta pesquisa se situou na perspectiva qualitativa, tendo sido elaborada e aplicada uma atividade para analisar as estratégias de resolução dos professores voluntários dos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuantes na Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Verificamos que o conhecimento matemático das professoras dos anos iniciais se encontra no nível mais intuitivo, no uso da lógica envolvendo as quatro operações aritméticas fundamentais para encontrar o termo seguinte de sequências numéricas, revelando razoável percepção do padrão de regularidade envolvido. Porém, o vocabulário e o conhecimento matemático com relação ao tema de sequências precisariam ser reelaborados.

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Bibliographies de l'auteur

Mariana Chiccolli Pereira de Rezende, UNIFESP

Orcid https://orcid.org/0000-0001-9942-509X

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP

http://orcid.org/0000-0002-6138-1279

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Publiée

2022-12-30

Comment citer

Rezende, M. C. P. de, & Pommer, W. M. (2022). Conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a uma atividade envolvendo sequências numéricas. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(3), 141–157. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i359197

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