O uso da tecnologia de Realidade no ensino de Geometria Espacial: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Fredson Soares Universidade Federal do Ceará
  • José Rogério Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Francisco Herbert Vasconselos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360344

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, GeoGebra, Aprendizagem, Geometria Espacial

Resumo

Com a inserção das tecnologias na educação, softwares são desenvolvidos para promover interação entre as pessoas e apoiar os processos de ensino de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo objetiva mapear estudos acerca da utilização da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) por meio do software GeoGebra para o ensino de Geometria Espacial. Na parte metodológica, esta aconteceu em três etapas fundamentada em Kitchenham (2004), sendo elas: a primeira etapa (planejamento), destinada a construção da “string de busca” utilizando palavras-chave relacionadas a temática estudada; a segunda etapa (condução), testagem da “string de busca” nas bases de dados selecionadas: Google Acadêmico, Periódicos da CAPES, SciELO, Science Direct e Scribd, no período de 2015 a 2023 e a produção do relato ou relatório final do estudo. Após aplicação dos critérios de inclusão e dos critérios de exclusão, foram selecionados na etapa final da filtragem 43 estudos. Destes, foi observado a utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Geometria Espacial na Educação Básica, mas em sua maioria na versão para computador, ou seja, trabalhando a visualização 2D, embora tenha se observado trabalhos desenvolvidos com a utilização da RA por meio do GeoGebra a partir de 2021, comprovando dessa forma uma expansão da RA corroborando com Cardoso (2014). Portanto, embora tenha-se observado a existência de outros softwares no ensino de Geometria, o GeoGebra obtido gratuitamente em seu site oficial, por meio da tecnologia de RA contribui para o desenvolvimento da habilidade de visualização importante para a formação de conceitos geométricos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fredson Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino – RENOEN (UFC), mestre em Tecnologia Educacional na Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana em Assunção-PY 2016. Especialista no Ensino da Matemática pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Pedagogia, licenciatura plena, pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e complementação pedagógica em Matemática pela Faculdade Excelência (FAEX). Professor efetivo da rede municipal de ensino do município de Palhano-Ce, atualmente Técnico da Secretaria Municipal de Educação (SME) e professor formador do Programa de Alfabetização na Idade Certa (MAISPAIC) dos eixos Ensino de Matemática e Ciências da Natureza Ensino Fundamental anos finais. Professor tutor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisa sobre o uso do Software Geogebra e Realidade Aumentada no estudo de Geometria Plana e Espacial no do Ensino Fundamental. Integrante dos Grupos de Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - (G-TERCOA/CNPq) que tem como líder a professora Doutora Maria José Costa dos Santos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do grupo Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas e Cultura Digital Maker (LABPAM/CDMaker-Faced/UFC) que tem a frente o professor Doutor José Rogério Santana.

José Rogério Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

Francisco Herbert Vasconselos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. In:

ALMEIDA, M. E. B. MORAN.J. M. (org). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília. Ministério da Educação: SEED, 2005. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000701.pdf. Acesso em 25 nov. 2022.

AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

AZUMA, R. et al. “Recent advance in augmented reality”. Em IEEE Computer Graphics and Applications, 21 (6), 2001.

BASNIAK, M. I; ESTEVAM, Everton José Goldoni. O GeoGebra e a Matemática da educação básica: frações, estatística, círculo e circunferência. Curitiba: Ithala, 2014.

BUCIOLI, A. A. B.; LAMOUNIER, Edigard Afonso Júnior. Visualização de ambientes virtuais com simulação de projeção holográfica. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2014, Marília, SP. ANAIS DO WRVA'14, 2014. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wrva/2014/025.pdf. Acesso em 02 nov. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1997.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n° 9394/96. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 25 out. 2022.

CARDOSO, R.G.S. et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à educação. In: Computador na Praia. 2014. Florianópolis, SC. UNIVALI. 2014. pág. 330-339. 2014. Disponível em: http://www6.univali.br/seer/index.php/acotb/article/viewFile/5337/2794. Acesso em 28 out. 2022.

CONTENT, R. R.. O que é Java? Conheça as Particularidades dessa Linguagem de Programação, 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-java/. Acesso em: 03 de ago. de 2020.

DEMO, P. Educação hoje: "novas" tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature

reviews in software engineering. EBSE Technical Report, 2007.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12a ed. São Paulo: Papirus, 2006.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala

de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VALENTE, J. A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Unifeso, n. 1, Campinas, SP. 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Soares, F., Santana, J. R., & Vasconselos, F. H. (2023). O uso da tecnologia de Realidade no ensino de Geometria Espacial: uma revisão sistemática de literatura. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(3), 77–94. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360344

Edição

Seção

Artigos