O uso da tecnologia de Realidade no ensino de Geometria Espacial: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360344Palabras clave:
Realidade Aumentada, GeoGebra, Aprendizagem, Geometria EspacialResumen
Com a inserção das tecnologias na educação, softwares são desenvolvidos para promover interação entre as pessoas e apoiar os processos de ensino de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo objetiva mapear estudos acerca da utilização da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) por meio do software GeoGebra para o ensino de Geometria Espacial. Na parte metodológica, esta aconteceu em três etapas fundamentada em Kitchenham (2004), sendo elas: a primeira etapa (planejamento), destinada a construção da “string de busca” utilizando palavras-chave relacionadas a temática estudada; a segunda etapa (condução), testagem da “string de busca” nas bases de dados selecionadas: Google Acadêmico, Periódicos da CAPES, SciELO, Science Direct e Scribd, no período de 2015 a 2023 e a produção do relato ou relatório final do estudo. Após aplicação dos critérios de inclusão e dos critérios de exclusão, foram selecionados na etapa final da filtragem 43 estudos. Destes, foi observado a utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Geometria Espacial na Educação Básica, mas em sua maioria na versão para computador, ou seja, trabalhando a visualização 2D, embora tenha se observado trabalhos desenvolvidos com a utilização da RA por meio do GeoGebra a partir de 2021, comprovando dessa forma uma expansão da RA corroborando com Cardoso (2014). Portanto, embora tenha-se observado a existência de outros softwares no ensino de Geometria, o GeoGebra obtido gratuitamente em seu site oficial, por meio da tecnologia de RA contribui para o desenvolvimento da habilidade de visualização importante para a formação de conceitos geométricos.
Métricas
Citas
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. In:
ALMEIDA, M. E. B. MORAN.J. M. (org). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília. Ministério da Educação: SEED, 2005. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000701.pdf. Acesso em 25 nov. 2022.
AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
AZUMA, R. et al. “Recent advance in augmented reality”. Em IEEE Computer Graphics and Applications, 21 (6), 2001.
BASNIAK, M. I; ESTEVAM, Everton José Goldoni. O GeoGebra e a Matemática da educação básica: frações, estatística, círculo e circunferência. Curitiba: Ithala, 2014.
BUCIOLI, A. A. B.; LAMOUNIER, Edigard Afonso Júnior. Visualização de ambientes virtuais com simulação de projeção holográfica. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2014, Marília, SP. ANAIS DO WRVA'14, 2014. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wrva/2014/025.pdf. Acesso em 02 nov. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1997.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n° 9394/96. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 25 out. 2022.
CARDOSO, R.G.S. et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à educação. In: Computador na Praia. 2014. Florianópolis, SC. UNIVALI. 2014. pág. 330-339. 2014. Disponível em: http://www6.univali.br/seer/index.php/acotb/article/viewFile/5337/2794. Acesso em 28 out. 2022.
CONTENT, R. R.. O que é Java? Conheça as Particularidades dessa Linguagem de Programação, 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-java/. Acesso em: 03 de ago. de 2020.
DEMO, P. Educação hoje: "novas" tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature
reviews in software engineering. EBSE Technical Report, 2007.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12a ed. São Paulo: Papirus, 2006.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala
de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VALENTE, J. A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Unifeso, n. 1, Campinas, SP. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.