The GeoGebra Software and the Learning of Spatial Geometry: a systematic literature review

Authors

  • Fredson Soares Universidade Federal do Ceará
  • José Rogério Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Francisco Herbert Vasconselos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360344

Keywords:

Augmented Reality, GeoGebra, Learning, Space Geometry

Abstract

With the insertion of technologies in education, software is developed to promote interaction between people and support the teaching and learning processes. In this context, this article aims to map studies on the use of Augmented Reality (AR) technology through the GeoGebra software for teaching Spatial Geometry. In the methodological part, this took place in three stages based on Kitchenham (2004), namely: the first stage (planning), aimed at building the “search string” using keywords related to the topic studied; the second stage (conduction), testing the “search string” in the selected databases: Google Scholar, CAPES Periodicals, SciELO, Science Direct and Scribd, from 2015 to 2023 and producing the report or final report of the study . After applying the inclusion criteria and exclusion criteria, 43 studies were selected in the final filtering stage. Of these, the use of the GeoGebra software in teaching and learning Spatial Geometry in Basic Education was observed, but mostly in the computer version, that is, working with 2D visualization, although work developed using AR through of GeoGebra from 2021, thus proving an expansion of AR, corroborating Cardoso (2014). Therefore, although the existence of other software in Geometry teaching has been observed, GeoGebra, obtained free of charge on its official website, through AR technology contributes to the development of visualization skills, which are important for the formation of geometric concepts.

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Author Biographies

Fredson Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino – RENOEN (UFC), mestre em Tecnologia Educacional na Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana em Assunção-PY 2016. Especialista no Ensino da Matemática pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Pedagogia, licenciatura plena, pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e complementação pedagógica em Matemática pela Faculdade Excelência (FAEX). Professor efetivo da rede municipal de ensino do município de Palhano-Ce, atualmente Técnico da Secretaria Municipal de Educação (SME) e professor formador do Programa de Alfabetização na Idade Certa (MAISPAIC) dos eixos Ensino de Matemática e Ciências da Natureza Ensino Fundamental anos finais. Professor tutor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisa sobre o uso do Software Geogebra e Realidade Aumentada no estudo de Geometria Plana e Espacial no do Ensino Fundamental. Integrante dos Grupos de Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - (G-TERCOA/CNPq) que tem como líder a professora Doutora Maria José Costa dos Santos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do grupo Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas e Cultura Digital Maker (LABPAM/CDMaker-Faced/UFC) que tem a frente o professor Doutor José Rogério Santana.

José Rogério Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

Francisco Herbert Vasconselos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral

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Published

2023-12-29

How to Cite

Soares, F., Santana, J. R., & Vasconselos, F. H. (2023). The GeoGebra Software and the Learning of Spatial Geometry: a systematic literature review. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(3), 77–94. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360344

Issue

Section

Artigos