Questões de Urgência Social em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i263301Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Papel Social da Matemática, Anos Iniciais, Competências da BNCC, Urgência SocialResumo
No presente artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à maneira como inserir as questões de urgência social em aulas de Matemática com as crianças no pós-pandemia. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online – Google Docs, o qual foi respondido por 40 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais em uma disciplina do PPGECM/UNEMAT, campus de Barra do Bugres/MT, no ano de 2022, intitulada: Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. A partir das respostas obtidas com o questionário, realizamos uma sistematização dos dados por meio da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de 10 unidades de registro que foram articuladas entre si, por meio de confluências e divergências, para a configuração de três Categorias de Análise, sendo: i) Aspectos Curriculares do Ensino de Matemática; (ii) Postura dos Alunos nas aulas de Matemática; (iii) Práticas Pedagógicas de Professores que Ensinam Matemática, pelas quais realizamos nossa interpretação, por meio de um movimento dialógico, para nos proporcionar a compreensão do objeto investigado. Os resultados indicam que, para serem incluídas as questões de urgência social em sala de aula, os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais precisam alterar o modelo tradicional e linear de ensino por um modelo dialógico, inclusivo e humanista, cujo foco seja o desenvolvimento do Letramento Matemático, para que os alunos utilizem os conceitos matemáticos para entender e analisar criticamente as situações dos seus cotidianos e realidades, ou seja, utilizar a Matemática para explicar e entender o mundo.
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