Questões de Urgência Social em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • MARCIO UREL RODRIGUES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza – ILACVN da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – Unila.
  • Sandra Maria Tavares Sousa Secretaria de Estado de Educação - SEDUC /MT
  • Acelmo de Jesus Brito Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT https://orcid.org/0000-0001-6212-5093

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i263301

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Papel Social da Matemática, Anos Iniciais, Competências da BNCC, Urgência Social

Resumo

No presente artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à maneira como inserir as questões de urgência social em aulas de Matemática com as crianças no pós-pandemia. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online – Google Docs, o qual foi respondido por 40 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais em uma disciplina do PPGECM/UNEMAT, campus de Barra do Bugres/MT, no ano de 2022, intitulada: Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. A partir das respostas obtidas com o questionário, realizamos uma sistematização dos dados por meio da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de 10 unidades de registro que foram articuladas entre si, por meio de confluências e divergências, para a configuração de três Categorias de Análise, sendo: i) Aspectos Curriculares do Ensino de Matemática; (ii) Postura dos Alunos nas aulas de Matemática; (iii) Práticas Pedagógicas de Professores que Ensinam Matemática, pelas quais realizamos nossa interpretação, por meio de um movimento dialógico, para nos proporcionar a compreensão do objeto investigado. Os resultados indicam que, para serem incluídas as questões de urgência social em sala de aula, os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais precisam alterar o modelo tradicional e linear de ensino por um modelo dialógico, inclusivo e humanista, cujo foco seja o desenvolvimento do Letramento Matemático, para que os alunos utilizem os conceitos matemáticos para entender e analisar criticamente as situações dos seus cotidianos e realidades, ou seja, utilizar a Matemática para explicar e entender o mundo.

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Biografia do Autor

MARCIO UREL RODRIGUES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNEMAT cAMPUS DE BARRA DO BUGRES

Maria Elizabete Rambo Kochhann, Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza – ILACVN da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – Unila.

Doutora em Educação para a Ciências – Unesp/Bauru/SP. Professora do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza – ILACVN da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – Unila. Rua Tarobá, 1005, apto. 1103 – CEP: 85851-220 - Foz do Iguaçu/PR, Brasil.

Sandra Maria Tavares Sousa, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC /MT

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Professora da Rede Estadual de Mato Grosso. Endereço: R. Rosa Maria, Q-05, Casa-05 – Bairro: Jardim Ikaray – CEP: 78130-713 – Várzea Grande/MT, Brasil. E-mail: sandra.sousa@unemat.br. ORCID: http://orcid.org/0009-0000-3219-7758.

Acelmo de Jesus Brito, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT

Doutorando em Educação para Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás – IFG/Jataí-GO. Professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Endereço: Rua 11, 948 – Bairro: Jardim Imperial – CEP: 78390-000 – Barra do Bugres/MT, Brasil. E-mail: acelmo@unemat.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6212-5093.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

RODRIGUES, M. U., Kochhann, M. E. R., Sousa, S. M. T., & Brito, A. J. . (2023). Questões de Urgência Social em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(2), 4–28. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i263301