CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DAS RESOLUÇÕES CNE/CP

UN ANÁLISIS DE LAS RESOLUCIONES CNE/CP

Autores

  • Tatiane da Silva Alves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Fátima de Souza Miola Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i264876

Palavras-chave:

Formação de professores, Conhecimentos matemáticos para o ensino, Currículo, Ensino de matemática, Práticas docentes

Resumo

O estudo da formação de professores de matemática é essencial para uma educação de qualidade. As resoluções do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior são cruciais para definir as diretrizes para essa formação. Analisando as resoluções CNE/CP de 2002, 2015 e 2019, buscamos compreender quais são os conhecimentos docentes que esses documentos normativos priorizaram e/ou priorizam para a formação inicial de professores de matemática. Utilizamos os Domínios do Conhecimento para o Ensino de Débora Ball, Thames e Phelps (2008) como referencial teórico e a análise de conteúdo de Bardin (2011) como método de pesquisa. Ao todo, foram destacadas 14 (catorze) Unidades de Análise (UA) na Resolução CNE/CP nº 01/2002, 8 (oito) UA na de nº 02/2015 e 18 (dezoito) UA na de nº 2/2019, pois tinham em seus textos importantes orientações/modificações sobre conhecimentos a serem mobilizados na formação inicial de professores. Os resultados indicam uma ênfase na necessidade de uma formação inicial abrangente, contemplando os domínios de conteúdo, pedagogia e prática profissional, bem como a importância da formação docente que leve em conta a complexidade e diversidade da profissão docente, a articulação entre teoria e prática e a necessidade de uma formação que possibilite o desenvolvimento de uma consciência socioambiental e de uma postura crítica e reflexiva sobre a prática docente. A análise das resoluções contribui para a elaboração de estratégias mais eficazes na formação de professores de matemática, contribuindo para a discussão em busca de um ensino pautado em uma educação mais crítica e reflexiva.

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Especialização em Educação Especial/Educação Inclusiva/ Múltiplas Deficiências. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Foi bolsista do subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD no período de 2020 a 2022. É editora associada da Revista de Educação Matemática Tangram. Atualmente é mestranda e bolsista da Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECMat) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É representante discente no Conselho Diretor da FACET- UFGD. Faz parte da Comissão de Acompanhamento de Egressos (CAE) e da Comissão de Evento do PPGECMat. É integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). Desenvolve pesquisas ligadas ao Currículo na Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática sob orientação da Prof Dra. Adriana Fátima de Souza Miola.

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática, professora permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Uma das editora chefe da Revista em Educação Matemática TANGRAM (Qualis A3). Foi Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática. Coordenou o subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD. Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos na rede pública e privada. Coordenou a Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou como professora formadora e tutora nos cursos de graduação, pós-graduação e na capacitação de professores na EaD da UFGD. Participou como avaliador do PNLD 2021 e 2022. É pesquisadora integrante do grupo de trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM/UFMS. Líder doGrupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD).

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

Alves, T. da S. ., & Miola, A. F. de S. (2024). CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DAS RESOLUÇÕES CNE/CP: UN ANÁLISIS DE LAS RESOLUCIONES CNE/CP. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 98–119. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i264876

Edição

Seção

Artigos