Multipaper: um formato insubordinado na perspectiva de pós-graduandos na área da Educação Matemática

Autores

  • Paulo Vinícius Pereira de Lima Secretaria Estadual de Educação do Goiás
  • Karla Vanessa Gomes dos Santos Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Ellen Michelle Barbosa de Moura Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii65519

Palavras-chave:

Multipaper, Educação Matemática, Pós-graduação stricto sensu, Dzeta Investigações em Educação Matemática

Resumo

A forma de apresentar a pesquisa pode impactar em sua divulgação/publicação. Diante deste fator, o objetivo desta investigação foi analisar as vantagens e desvantagens do uso do formato multipaper na escrita de teses e dissertações de pós-graduandos integrantes de um grupo de pesquisa em Educação Matemática. De abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por intermédio de um questionário on-line, respondido por 10 egressos que empregaram o formato multipaper em suas teses e dissertações. O questionário incluiu sete questões, sendo três objetivas e quatro subjetivas. A análise realizada foi do tipo Análise Interpretativa com descrição, interpretação e explicação dos resultados, efetivada da seguinte maneira: leitura contínua das respostas e releituras de cada questão com análise minuciosa (descrição, interpretação) a fim de compreender o fenômeno em tela (explicação).  Os resultados mostraram que os pós-graduandos do grupo de pesquisa explicitam 15 vantagens no uso do formato multipaper e seis desvantagens, que devem ser consideradas a partir de perspectiva problematizadora, com olhar especial para a  garantia de que a escrita codependente dos papers responda ao objetivo geral da pesquisa, evitando o excesso de repetição e atenção ao fato de que a escrita precisa estar de acordo com as especificações mais amplas das revistas acadêmicas (rigorosidade e aprofundamento teórico/metodológico das produções). Ademais, confirmam uma relação importante entre o uso do formato e a publicação das pesquisas realizadas. Como inferências/achados destacam-se o papel do orientador na divulgação/propagação de usos de formatos inovadores e que, apesar de recente, o formato multipaper tem ganhado reconhecimento e relevância no âmbito acadêmico, sobretudo por ser um formato inovador/insubordinado, facilitar a publicação das produções e possibilitar construções metodológicas diferenciadas dentro de uma mesma temática.

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Biografia do Autor

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Secretaria Estadual de Educação do Goiás

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/2020). Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (2018) Graduado em Licenciatura em Matemática pela UniProjeção (2016). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniprojeção (2020). Tem experiência na área profissional: 1) PIBID Matemática Uniprojeção; 2) Atuou como Educador social voluntário pela SEEDF (2014) em escolas públicas do Distrito Federal; 3) Atuou na Educação Infantil em Matemática pelo projeto ?O círculo da Matemática no Brasil?(2016); 5) Atua como professor regente: Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal (desde 2017); 6) É membro do grupo ?Dzeta Investigações em Educação Matemática? (UnB); 7) É membro do grupo ?Formação do Professor de Matemática na Perspectiva da Educação do Campo: formação e prática docente?, didáticas específicas de Matemática e acompanhamento da aprendizagem do aluno (UnB); e 8) É membro do grupo ?Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal (UnB).

Karla Vanessa Gomes dos Santos, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT). Mestra em Educação pela Universidade de Brasília-UnB. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (desde 2014). Participa dos grupos de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM e Formação de Professores que ensinam Matemática. Atuação como professora da educação básica, executora pedagógica de instituições conveniadas de educação infantil, sala de recursos específica de Altas Habilidades/Superdotação, Gerência de Atendimento Educacional Especializado (Gaesp). Interesse nos temas :Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação, Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação de professores da educação básica e políticas públicas. E-mail: prof.karlasantos@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6813-2913

Ellen Michelle Barbosa de Moura , Secretaria de Educação do Distrito Federal

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília PPGE/UnB. Mestre em Educação pela UFF (2007), pós-graduada em Psicopedagogia (2005) e em Gestão Escolar (2012), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2002). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática DIEM (2019) e do Projeto de pesquisa Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, sob a coordenação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira (PPGE/UnB).Experiência em Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estratégias pedagógicas, Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Pedagogia de Projetos, Educação Matemática, Avaliação da aprendizagem, Psicologia da educação e Alfabetização. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, com atuação diversificada como professora, gestora de conveniadas, formadora do Centro Referência em Alfabetização e Pedagoga no Atendimento Especializado de Apoio à Aprendizagem. Parecerista de Revista Acadêmica e palestrante. E-mail: ellenmou@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6664-6419

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/Portugal); Mestrado em Educação (UCB, 2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática (UNICLAR, 2000); Licenciatura em Ciências (UEG, 1996); Licenciatura em Matemática (UNOESTE, 1999) e Licenciatura em Pedagogia (ISF, 2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação - EduMat, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha EduMat, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação Especial. Desde 2023 é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP; desde 2023 é Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Socioeducação (FE/UnB); desde 2022 é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu e foi Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas - MTC/FE por três mandatos. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". É pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, onde coordena/coordenou três projetos financiados. Secretário Geral e membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional (2019 - 2022), onde ocupou o cargo de Primeiro Secretário e compôs a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador ad hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador ad doc da FAPDF e de revistas na área de Educação Matemática, Educação e Inclusão.

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

Lima, P. V. P. de ., Santos, K. V. G. dos ., Moura , E. M. B. de ., & Moreira, G. E. . (2024). Multipaper: um formato insubordinado na perspectiva de pós-graduandos na área da Educação Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(3), 33–57. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii65519

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Artigos