Multipaper: um formato insubordinado na perspectiva de pós-graduandos na área da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii65519Palavras-chave:
Multipaper, Educação Matemática, Pós-graduação stricto sensu, Dzeta Investigações em Educação MatemáticaResumo
A forma de apresentar a pesquisa pode impactar em sua divulgação/publicação. Diante deste fator, o objetivo desta investigação foi analisar as vantagens e desvantagens do uso do formato multipaper na escrita de teses e dissertações de pós-graduandos integrantes de um grupo de pesquisa em Educação Matemática. De abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por intermédio de um questionário on-line, respondido por 10 egressos que empregaram o formato multipaper em suas teses e dissertações. O questionário incluiu sete questões, sendo três objetivas e quatro subjetivas. A análise realizada foi do tipo Análise Interpretativa com descrição, interpretação e explicação dos resultados, efetivada da seguinte maneira: leitura contínua das respostas e releituras de cada questão com análise minuciosa (descrição, interpretação) a fim de compreender o fenômeno em tela (explicação). Os resultados mostraram que os pós-graduandos do grupo de pesquisa explicitam 15 vantagens no uso do formato multipaper e seis desvantagens, que devem ser consideradas a partir de perspectiva problematizadora, com olhar especial para a garantia de que a escrita codependente dos papers responda ao objetivo geral da pesquisa, evitando o excesso de repetição e atenção ao fato de que a escrita precisa estar de acordo com as especificações mais amplas das revistas acadêmicas (rigorosidade e aprofundamento teórico/metodológico das produções). Ademais, confirmam uma relação importante entre o uso do formato e a publicação das pesquisas realizadas. Como inferências/achados destacam-se o papel do orientador na divulgação/propagação de usos de formatos inovadores e que, apesar de recente, o formato multipaper tem ganhado reconhecimento e relevância no âmbito acadêmico, sobretudo por ser um formato inovador/insubordinado, facilitar a publicação das produções e possibilitar construções metodológicas diferenciadas dentro de uma mesma temática.
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