O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta pedagógica para os alunos do 9º ano do ensino fundamental

Autores

  • GEILSON MENDES DOS REIS UEMA
  • Christian Lisboa da Silva
  • Henrique de Jesus Ferreira Mendes
  • Maurício Pereira Júnior Júnior
  • Marlon Cesár Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i265968

Palavras-chave:

Estratégias Pedagógicas, Matemática Financeira, Situações-problema

Resumo

Esta investigação se concentra na melhoria do ensino de Matemática Financeira para estudantes do 9º ano, através de uma abordagem prática centrada em situações-problema. Conduzida na Unidade de Ensino Integrada Professor Sebastião Marinho de Paula, localizada em Anajatuba-MA, o estudo seguiu um plano estruturado em quatro etapas: diagnóstico, roda de conversa, aula expositiva e dialogada, e atividades práticas envolvendo situações-problema. Os resultados obtidos revelaram um engajamento positivo por parte dos alunos, sugerindo uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos abordados. O objetivo primordial desta pesquisa foi avaliar a eficácia das estratégias pedagógicas adotadas, particularmente no que diz respeito à aplicação prática de situações-problema, visando aprimorar o processo de aprendizado e preparar os alunos para os desafios financeiros do mundo real. A abordagem prática utilizada nesta pesquisa demonstrou ser eficaz na promoção do entendimento dos alunos em relação aos conceitos de Matemática Financeira. A inclusão de situações-problema permitiu aos alunos relacionar os conceitos teóricos com aplicações do mundo real, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente. Além disso, os resultados positivos desta pesquisa ressaltam a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno, que busquem não apenas transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades cognitivas e aplicadas que sejam relevantes para a vida cotidiana dos estudantes.

 

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Biografia do Autor

GEILSON MENDES DOS REIS, UEMA

Graduado em Licenciatura em Matemática e Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão. Professor Assistente I da Universidade Estadual do Maranhão.

Christian Lisboa da Silva

Licenciado em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: christiansilva@aluno.uema.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-8069-9096

Henrique de Jesus Ferreira Mendes

Licenciado em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: henriquemendes@aluno.uema.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0005-3933-255X

Maurício Pereira Júnior Júnior

Licenciado em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: mauriciojunior2@aluno.uema.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0386-551X

Marlon Cesár Santos Oliveira

Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Professor do Departamento de Matemática e Informática da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: marlonoliveira@professor.uema.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0007-8374-6500

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

REIS, G. M. D., Silva, C. L. da ., Mendes, H. de J. F. ., Júnior, M. P. J., & Oliveira, M. C. S. . (2024). O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta pedagógica para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 145–164. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i265968

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Artigos