O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta pedagógica para os alunos do 9º ano do ensino fundamental

Auteurs

  • GEILSON MENDES DOS REIS UEMA
  • Christian Lisboa da Silva
  • Henrique de Jesus Ferreira Mendes
  • Maurício Pereira Júnior Júnior
  • Marlon Cesár Santos Oliveira

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i265968

Mots-clés :

Estratégias Pedagógicas, Matemática Financeira, Situações-problema

Résumé

Esta investigação se concentra na melhoria do ensino de Matemática Financeira para estudantes do 9º ano, através de uma abordagem prática centrada em situações-problema. Conduzida na Unidade de Ensino Integrada Professor Sebastião Marinho de Paula, localizada em Anajatuba-MA, o estudo seguiu um plano estruturado em quatro etapas: diagnóstico, roda de conversa, aula expositiva e dialogada, e atividades práticas envolvendo situações-problema. Os resultados obtidos revelaram um engajamento positivo por parte dos alunos, sugerindo uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos abordados. O objetivo primordial desta pesquisa foi avaliar a eficácia das estratégias pedagógicas adotadas, particularmente no que diz respeito à aplicação prática de situações-problema, visando aprimorar o processo de aprendizado e preparar os alunos para os desafios financeiros do mundo real. A abordagem prática utilizada nesta pesquisa demonstrou ser eficaz na promoção do entendimento dos alunos em relação aos conceitos de Matemática Financeira. A inclusão de situações-problema permitiu aos alunos relacionar os conceitos teóricos com aplicações do mundo real, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente. Além disso, os resultados positivos desta pesquisa ressaltam a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno, que busquem não apenas transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades cognitivas e aplicadas que sejam relevantes para a vida cotidiana dos estudantes.

 

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

GEILSON MENDES DOS REIS, UEMA

Graduado em Licenciatura em Matemática e Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão. Professor Assistente I da Universidade Estadual do Maranhão.

Christian Lisboa da Silva

Licenciado em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: christiansilva@aluno.uema.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-8069-9096

Henrique de Jesus Ferreira Mendes

Licenciado em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: henriquemendes@aluno.uema.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0005-3933-255X

Maurício Pereira Júnior Júnior

Licenciado em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: mauriciojunior2@aluno.uema.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0386-551X

Marlon Cesár Santos Oliveira

Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Professor do Departamento de Matemática e Informática da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: marlonoliveira@professor.uema.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0007-8374-6500

Références

AZEREDO, M. A.; FARIAS, M. C. R.; RÊGO, T. M. S. Parâmetros Curriculares Nacionais: Diálogos e reflexões. Recife: UFRPE, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado, v. 3, 1991.

CORDEIRO, Nilton José Neves; COSTA, Manoel Guto Vasconcelos; DA SILVA, Márcio Nascimento. Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, v. 5, n. 1, p. 69-84, 2018.

D'AMBROSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1986.

FARIAS, M. C. R.; AZEREDO, M. A.; RÊGO, T. M. S. Parâmetros Curriculares Nacionais: Diálogos e reflexões. Recife: UFRPE, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREITAS, I. C. Função Social da Escola e a Formação do Cidadão. 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

Hazzan, S.; Pompeo, J. N. (2004). Matemática financeira. São Paulo: Saraiva.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOURA, Adriana Borges Ferro; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Interfaces da Educação, v. 5, n. 15, p. 24-35, 2015.

PERETTI, L. C. Educação Financeira: aprenda a cuidar do seu dinheiro. Paraná: Impressul, 2007.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SANTANA, João Marcelo dos Santos. Hiperinflação: uma revisita ao fenômeno e suas implicações na economia brasileira entre as décadas de 1980 e 1990. 2016.

SOUZA, A. C. Educação matemática financeira: Contextualização e práticas pedagógicas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

Téléchargements

Publiée

2024-10-24

Comment citer

REIS, G. M. D., Silva, C. L. da ., Mendes, H. de J. F. ., Júnior, M. P. J., & Oliveira, M. C. S. . (2024). O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta pedagógica para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 145–164. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i265968

Numéro

Rubrique

Artigos