O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta pedagógica para os alunos do 9º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i265968Palabras clave:
Estratégias Pedagógicas, Matemática Financeira, Situações-problemaResumen
Esta investigação se concentra na melhoria do ensino de Matemática Financeira para estudantes do 9º ano, através de uma abordagem prática centrada em situações-problema. Conduzida na Unidade de Ensino Integrada Professor Sebastião Marinho de Paula, localizada em Anajatuba-MA, o estudo seguiu um plano estruturado em quatro etapas: diagnóstico, roda de conversa, aula expositiva e dialogada, e atividades práticas envolvendo situações-problema. Os resultados obtidos revelaram um engajamento positivo por parte dos alunos, sugerindo uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos abordados. O objetivo primordial desta pesquisa foi avaliar a eficácia das estratégias pedagógicas adotadas, particularmente no que diz respeito à aplicação prática de situações-problema, visando aprimorar o processo de aprendizado e preparar os alunos para os desafios financeiros do mundo real. A abordagem prática utilizada nesta pesquisa demonstrou ser eficaz na promoção do entendimento dos alunos em relação aos conceitos de Matemática Financeira. A inclusão de situações-problema permitiu aos alunos relacionar os conceitos teóricos com aplicações do mundo real, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente. Além disso, os resultados positivos desta pesquisa ressaltam a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno, que busquem não apenas transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades cognitivas e aplicadas que sejam relevantes para a vida cotidiana dos estudantes.
Métricas
Citas
AZEREDO, M. A.; FARIAS, M. C. R.; RÊGO, T. M. S. Parâmetros Curriculares Nacionais: Diálogos e reflexões. Recife: UFRPE, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado, v. 3, 1991.
CORDEIRO, Nilton José Neves; COSTA, Manoel Guto Vasconcelos; DA SILVA, Márcio Nascimento. Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, v. 5, n. 1, p. 69-84, 2018.
D'AMBROSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1986.
FARIAS, M. C. R.; AZEREDO, M. A.; RÊGO, T. M. S. Parâmetros Curriculares Nacionais: Diálogos e reflexões. Recife: UFRPE, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREITAS, I. C. Função Social da Escola e a Formação do Cidadão. 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
Hazzan, S.; Pompeo, J. N. (2004). Matemática financeira. São Paulo: Saraiva.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOURA, Adriana Borges Ferro; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Interfaces da Educação, v. 5, n. 15, p. 24-35, 2015.
PERETTI, L. C. Educação Financeira: aprenda a cuidar do seu dinheiro. Paraná: Impressul, 2007.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SANTANA, João Marcelo dos Santos. Hiperinflação: uma revisita ao fenômeno e suas implicações na economia brasileira entre as décadas de 1980 e 1990. 2016.
SOUZA, A. C. Educação matemática financeira: Contextualização e práticas pedagógicas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.