Argumentação no ensino da matemática: o estado do conhecimento da produção científica internacional no período de 2011 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66424Palavras-chave:
Argumentação, Matemática, Ensino de Matemática, Estado do ConhecimentoResumo
Este artigo discute a produção acadêmica internacional relacionada ao tema “argumentação no ensino da matemática”. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo “Estado do Conhecimento” a partir do tema proposto. Foram investigados trabalhos acadêmicos disponíveis na Base de Dados da Web of Science no período de 2011 a 2020. O estudo teve por objetivo apresentar um panorama geral sobre o estado do conhecimento relativo ao tema “argumentação no ensino da matemática” evidenciando assim os principais focos temáticos de pesquisa bem como as possibilidades de investigação decorrente do que se constitui tendência de pesquisa sobre o assunto. O corpus de análise foi composto por 32 trabalhos envolvendo artigos científicos de alto impacto disponibilizados na plataforma Web of Science. Como resultado deste estudo, foi possível construir um panorama sobre a produção acadêmica, a nível internacional, através de uma realidade constituída pelo conjunto de trabalhos analisados envolvendo o tema. Nos resultados são apresentados: a descrição da produção científica internacional bem como os principais focos temáticos de pesquisa e as tendências e possibilidades de investigação em decorrência da exploração do assunto.
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