Argumentação no ensino da matemática: o estado do conhecimento da produção científica internacional no período de 2011 a 2020

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66424

Mots-clés :

Argumentação, Matemática, Ensino de Matemática, Estado do Conhecimento

Résumé

Cet article discute de la production académique internationale liée au thème « l’argumentation dans l’enseignement des mathématiques ». A cet effet, une recherche bibliographique de type « État des connaissances » a été réalisée à partir de la thématique proposée. Les travaux académiques disponibles dans la base de données Web of Science ont été étudiés de 2011 à 2020. L'étude visait à présenter un aperçu général de l'état des connaissances sur le thème « l'argumentation dans l'enseignement des mathématiques », mettant ainsi en évidence les principaux axes thématiques de recherche ainsi que les possibilités d'investigation résultant de ce qui constitue un courant de recherche sur le sujet. Le corpus d’analyse était composé de 32 ouvrages comportant des articles scientifiques à fort impact disponibles sur la plateforme Web of Science. Grâce à cette étude, il a été possible de construire un aperçu de la production académique, au niveau international, à travers une réalité constituée par l'ensemble des travaux analysés sur le sujet. Les résultats sont présentés : la description de la production scientifique internationale ainsi que les principaux axes thématiques de recherche et les tendances et possibilités d'investigation résultant de l'exploration du sujet.

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Bibliographies de l'auteur

Fredy Coelho Rodrigues, IFSULDEMINAS

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2023), área de concentração: "Ensino de Ciências e Matemática" (Conceito CAPES 6). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS (2011), área de concentração:" Ensino de Matemática" (Conceito CAPES 5). Especialização em Matemática Superior com ênfase em Análise Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2006) e Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2005). Atua como docente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Passos. Área de interesse e pesquisa: 1-Argumentação e o argumento de prova na Educação matemática; 2- Laboratórios e ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino da Matemática; 3-Etnoargumentação e investigação no ensino de ciências e matemática; 4- Argumentação e produção/exploração de material didático manipulável.

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, UNESP

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Foi Coordenador do Curso de Física da UNESP/Campus de Guaratinguetá e Presidente da Comissão Permanente de Ensino - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Atualmente é professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6),no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (Conceito Capes 3) e no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP (Conceito Capes 3).É Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da UNESP/Guaratinguetá e Supervisor de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá - UNESP.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

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Publiée

2024-11-09

Comment citer

Rodrigues, F. C., & Monteiro, M. A. A. (2024). Argumentação no ensino da matemática: o estado do conhecimento da produção científica internacional no período de 2011 a 2020. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(3), 97–125. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66424

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Artigos