Argumentação no ensino da matemática: o estado do conhecimento da produção científica internacional no período de 2011 a 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66424

Palabras clave:

Argumentação, Matemática, Ensino de Matemática, Estado do Conhecimento

Resumen

Este artículo analiza la producción académica internacional relacionada con el tema “argumentación en la enseñanza de las matemáticas”. Para ello se realizó una investigación bibliográfica del tipo “Estado del Conocimiento” en base a la temática propuesta. Se investigaron trabajos académicos disponibles en la base de datos Web of Science entre 2011 y 2020. El estudio tuvo como objetivo presentar un panorama general del estado del conocimiento sobre el tema “argumentación en la enseñanza de las matemáticas”, destacando así los principales focos temáticos de investigación, así como las posibilidades de investigación resultantes de lo que constituye una tendencia de investigación sobre el tema. El corpus de análisis estuvo compuesto por 32 trabajos que involucran artículos científicos de alto impacto disponibles en la plataforma Web of Science. Como resultado de este estudio, fue posible construir un panorama de la producción académica, a nivel internacional, a través de una realidad constituida por el conjunto de trabajos analizados que involucran el tema. Se presentan los resultados: la descripción de la producción científica internacional así como los principales focos temáticos de investigación y las tendencias y posibilidades de investigación como resultado de la exploración del tema.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fredy Coelho Rodrigues, IFSULDEMINAS

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2023), área de concentração: "Ensino de Ciências e Matemática" (Conceito CAPES 6). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS (2011), área de concentração:" Ensino de Matemática" (Conceito CAPES 5). Especialização em Matemática Superior com ênfase em Análise Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2006) e Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2005). Atua como docente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Passos. Área de interesse e pesquisa: 1-Argumentação e o argumento de prova na Educação matemática; 2- Laboratórios e ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino da Matemática; 3-Etnoargumentação e investigação no ensino de ciências e matemática; 4- Argumentação e produção/exploração de material didático manipulável.

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, UNESP

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Foi Coordenador do Curso de Física da UNESP/Campus de Guaratinguetá e Presidente da Comissão Permanente de Ensino - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Atualmente é professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6),no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (Conceito Capes 3) e no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP (Conceito Capes 3).É Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da UNESP/Guaratinguetá e Supervisor de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá - UNESP.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Citas

ALBANO, G.; DELLO IACONO, U. A scaffolding toolkit to foster argumentation and proofs in mathematics: some case studies. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 16, n. 1, 1 dez. 2019.

AMOSSY, R. Argumentação e análise do discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 0, n. 1, p. 129–144, 2011.

ASTERHAN, C. S. C.; SCHWARZ, B. B. Argumentation for Learning: Well-Trodden Paths and Unexplored Territories. Educational Psychologist, v. 51, n. 2, p. 164–187, 2016.

AYALON, M. Exploring changes in mathematics teachers’ envisioning of potential argumentation situations in the classroom. Teaching and Teacher Education, v. 85, p. 190–203, 1 out. 2019.

AYALON, M.; HERSHKOWITZ, R. Mathematics teachers’ attention to potential classroom situations of argumentation. Journal of Mathematical Behavior, v. 49, p. 163–173, 1 mar. 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1985.

BOAVIDA, A. M. R. A argumentação em Matemática Investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração. 2005. 975f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Base Nacional Comum Curricular. 2017.

BRETON, P. A argumentação na comunicação. Bauru: EDUSC, 1999.

CAPONE, R. et al. Mathematical competencies: a case study on semiotic systems and argumentation in an Italian High School. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 2020.

CERVANTES-BARRAZA, J. A.; HERNANDEZ MORENO, A.; RUMSEY, C. Promoting mathematical proof from collective argumentation in primary school. School Science and Mathematics, v. 120, n. 1, p. 4–14, 1 jan. 2020.

CIVIL, M.; HUNTER, R. Participation of non-dominant students in argumentation in the mathematics classroom. Intercultural Education, v. 26, n. 4, p. 296–312, 4 jul. 2015.

CONNER, A. M. et al. Teacher support for collective argumentation: A framework for examining how teachers support students’ engagement in mathematical activities. Educational Studies in Mathematics, v. 86, n. 3, p. 401–429, 2014.

DEDE, A. T. Arguments constructed within the mathematical modelling cycle. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 50, n. 2, p. 292–314, 2019.

DEMIRAY, E.; IŞIKSAL BOSTAN, M. An Investigation of Pre-service Middle School Mathematics Teachers’ Ability to Conduct Valid Proofs, Methods Used, and Reasons for Invalid Arguments. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 15, n. 1, p. 109–130, 1 jan. 2017.

DOGRUER, S. S.; AKYUZ, D. Mathematical Practices of Eighth Graders about 3D Shapes in an Argumentation, Technology, and Design-Based Classroom Environment. International Journal of Science and Mathematics Education, 2020.

DOUEK, N.; PICHAT, M. From oral to written texts in grade I and the approach to mathematical argumentation. Proceedings of PME-XXVII, v. 2, p. 341-348, Honolulu, 2003.

ERKEK, Ö.; BOSTAN, M. I. A different look at the reasoning process of prospective middle school mathematics teachers: Global argumentation structures. Egitim ve Bilim, v. 44, n. 199, p. 1–27, 2019.

ERKEK, Ö.; IŞIKSAL BOSTAN, M. Prospective Middle School Mathematics Teachers’ Global Argumentation Structures. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 17, n. 3, p. 613–633, 15 mar. 2019.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FREEMAN, J. B. Systematizing Toulmin’s warrants: An epistemic approach. Argumentation, v. 19, n. 3, p. 331–346, 2005.

INGLIS, M.; MEJIA-RAMOS, J. P.; SIMPSON, A. Modelling mathematical argumentation: The importance of qualification. Educational Studies in Mathematics, v. 66, n. 1, p. 3–21, 2007.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; BROCOS, P. Desafios Metodológicos Na Pesquisa Da Argumentação Em Ensino De Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p. 139–159, 2015.

KNIPPING, C. A method for revealing structures of argumentations in classroom proving processes. ZDM - International Journal on Mathematics Education, v. 40, n. 3, p. 427–441, 2008.

KOLLAR, I. et al. Effects of collaboration scripts and heuristic worked examples on the acquisition of mathematical argumentation skills of teacher students with different levels of prior achievement. Learning and Instruction, v. 32, p. 22–36, ago. 2014.

KOSKO, K. W. Making use of what’s given: Children’s detailing in mathematical argumentative writing. Journal of Mathematical Behavior, v. 41, p. 68–86, 1 mar. 2016.

KOSKO, K. W.; ZIMMERMAN, B. S. Emergence of argument in children’s mathematical writing. Journal of Early Childhood Literacy, v. 19, n. 1, p. 82–106, 1 mar. 2019.

KRUMMHEUER, G. The relationship between diagrammatic argumentation and narrative argumentation in the context of the development of mathematical thinking in the early years. Educational Studies in Mathematics, v. 84, n. 2, p. 249–265, 2013.

LIN, Y.; DURBIN, J. M.; RANCER, A. S. Perceived instructor argumentativeness, verbal aggressiveness, and classroom communication climate in relation to student state motivation and math anxiety. Communication Education, v. 66, n. 3, p. 330–349, 2017.

MAKAR, K.; BAKKER, A.; BEN-ZVI, D. Scaffolding norms of argumentation-based inquiry in a primary mathematics classroom. ZDM - Mathematics Education, v. 47, n. 7, p. 1107–1120, 1 nov. 2015.

MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. DA S. Ensino-Aprendizagem de Ciências e Argumentação: Discussões e Questões Atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187–216, 2013.

NARDI, E.; BIZA, I.; ZACHARIADES, T. “Warrant” revisited: Integrating mathematics teachers’ pedagogical and epistemological considerations into Toulmin’s model for argumentation. Educational Studies in Mathematics, v. 79, n. 2, p. 157–173, fev. 2012.

NORDIN, A. K.; BJÖRKLUND BOISTRUP, L. A framework for identifying mathematical arguments as supported claims created in day-to-day classroom interactions. Journal of Mathematical Behavior, v. 51, p. 15–27, 1 set. 2018.

PLANTIN, C. A argumentação: história, teorias, perspectivas. Tradução d ed. São Paulo: Parábola, 2008.

REID, D. A.; KNIPPING, C. Proof in mathematics education: Research, learning, and teaching. Rotterdam: The Netherlands: Sense Publishers., 2010.

ROGERS, K. C.; KOSKO, K. W. How elementary and collegiate instructors envision tasks as supportive of mathematical argumentation: A comparison of instructors’ task constructions. Journal of Mathematical Behavior, v. 53, n. September 2018, p. 228–241, 2019.

RODRIGUES, F. C. Da argumentação à prova: produção e avaliação de argumentos matemáticos produzidos por alunos ingressantes em um curso de formação de professores. 315f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2023.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. Revista Diálogo Educacional. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37–50, 2006.

SCARPA, D. L. O Papel Da Argumentação No Ensino De Ciências: Lições De Um Workshop. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p. 15–30, 2015.

SCHWAIGHOFER, M. et al. How to combine collaboration scripts and heuristic worked examples to foster mathematical argumentation – when working memory matters. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 12, n. 3, p. 281–305, 1 set. 2017.

SCHWARZ, B. B.; BAKER, M. J. Dialogue, argumentation and education: History, theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

SOLAR, H. et al. Teacher support for argumentation and the incorporation of contingencies in mathematics classrooms. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 2020.

STAATS, S. The poetics of argumentation: the relevance of conversational repetition for two theories of emergent mathematical reasoning. Research in Mathematics Education, v. 19, n. 3, p. 276–292, 2017a.

STAPLES, M.; NEWTON, J. Teachers’ Contextualization of Argumentation in the Mathematics Classroom. Theory into Practice, v. 55, n. 4, p. 294–301, 1 out. 2016.

STYLIANIDES, A. J. Secondary students’ proof constructions in mathematics: The role of written versus oral mode of argument representation. Review of Education, v. 7, n. 1, p. 156–182, 2019.

SUOMINEN, A. L.; CONNER, A.; PARK, H. Prospective mathematics teachers’ expectations for middle grades students’ arguments. School Science and Mathematics, v. 118, n. 6, p. 218–231, out. 2018.

TAYLOR, C. Proving in Geometry: A Sociocultural Approach to Constructing Mathematical Arguments Through Multimodal Literacies. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 62, n. 2, p. 175–184, 1 set. 2018.

TOULMIN, S. The uses of Argument. New York: Cambridge University Press, 1958.

TRIANTAFILLOU, C.; SPILIOTOPOULOU, V.; POTARI, D. The Nature of Argumentation in School Mathematics and Physics Texts: The Case of Periodicity. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 14, n. 4, p. 681–699, 1 maio 2016.

VOGEL, F. et al. Developing argumentation skills in mathematics through computer-supported collaborative learning: the role of transactivity. Instructional Science, v. 44, n. 5, p. 477–500, 1 out. 2016.

WALTER, J. G.; BARROS, T. Students build mathematical theory: Semantic warrants in argumentation. Educational Studies in Mathematics, v. 78, n. 3, p. 323–342, dez. 2011.

ZAMBAK, V. S.; MAGIERA, M. T. Supporting grades 1–8 pre-service teachers’ argumentation skills: constructing mathematical arguments in situations that facilitate analyzing cases. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 2020.

Publicado

2024-11-09

Cómo citar

Rodrigues, F. C., & Monteiro, M. A. A. (2024). Argumentação no ensino da matemática: o estado do conhecimento da produção científica internacional no período de 2011 a 2020. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(3), 97–125. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66424

Número

Sección

Artigos