Un estudio sobre la elección de la operación en problemas aditivos aritméticos y en problemas aditivos algebraicos compuestos por números naturales y números decimales

Autores/as

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa
  • Ana Paula Nunes Felix Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606

Palabras clave:

Questões aritméticas, Questões algébricas, Questões aditivas, Escolha da operação, Números naturais, Números decimais

Resumen

Este trabajo presenta una investigación que tuvo como pregunta de investigación: ¿Si el estudiante elige correctamente la operación en un problema aditivo con números naturales, también tiende a elegir correctamente la operación en un problema aditivo de la misma estructura que involucra números decimales? Ante esta pregunta, el objetivo del estudio fue investigar el comportamiento del porcentaje de acierto en la elección de la operación en problemas aditivos con números decimales cuando se hace la elección correcta de la operación en problemas aditivos con números naturales. La recolección de la información se llevó a cabo mediante una prueba aplicada a 109 estudiantes de cinco clases de tres escuelas públicas ubicadas en la ciudad de Confresa, en el estado de Mato Grosso, Brasil. La prueba contenía problemas aditivos que involucraban números naturales y números decimales con estructuras similares, divididos en problemas de tipo aritmético y de tipo algebraico. Los datos obtenidos por las pruebas compuestas por problemas aditivos aritméticos y problemas aditivos algebraicos con números naturales y números decimais indicaron altos porcentajes de acierto en la elección de la operación en problemas aditivos que involucran números decimales cuando se realizó la elección correcta de la operación en problemas aditivos que involucran números naturales. Además, se pudo observar que el desempeño de los estudiantes en problemas aditivos de tipo aritmético fue mejor en comparación con la resolución de problemas de tipo algebraico.

Biografía del autor/a

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. 

Ana Paula Nunes Felix, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Atua como professora de Matemática da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática e Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática. Pesquisa na área de Autismo e Educação.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Citas

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Publicado

2025-12-27

Cómo citar

Lopes, T. B., Felix, A. P. N., & Sá, P. F. de. (2025). Un estudio sobre la elección de la operación en problemas aditivos aritméticos y en problemas aditivos algebraicos compuestos por números naturales y números decimales. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 154–175. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606