Une étude sur le choix de l'opération dans les questions additives arithmétiques et dans les questions additives algébriques composées de nombres naturels et de nombres décimaux

Auteurs

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa
  • Ana Paula Nunes Felix Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606

Mots-clés :

Questões aritméticas, Questões algébricas, Questões aditivas, Escolha da operação, Números naturais, Números decimais

Résumé

Ce travail présente une recherche qui avait comme question de recherche : Si un étudiant choisit correctement l'opération dans une question additive avec des nombres naturels, tend-il également à choisir correctement l'opération dans une question additive de même structure impliquant des nombres décimaux ? Face à cette question, l'objectif de l'étude était d'investiguer le comportement du pourcentage de réussite du choix de l'opération dans les questions additives avec des nombres décimaux lorsque le choix correct de l'opération est fait dans les questions additives avec des nombres naturels. La collecte des informations a été réalisée par le biais d'un test appliqué à 109 étudiants de cinq classes de trois écoles publiques situées dans la ville de Confresa, dans l'état du Mato Grosso, au Brésil. Le test contenait des questions additives impliquant des nombres naturels et des nombres décimaux avec des structures similaires, divisées en questions de type arithmétique et de type algébrique. Les données obtenues par les tests composés de questions additives arithmétiques et de questions additives algébriques avec des nombres naturels et des nombres décimaux ont indiqué des pourcentages élevés de réussite dans le choix de l'opération dans les questions additives impliquant des nombres décimaux lorsque le choix correct de l'opération a été fait dans les questions additives impliquant des nombres naturels. De plus, il a été possible de constater que la performance des étudiants dans les questions additives de type arithmétique était meilleure par rapport à la résolution des questions de type algébrique.

Bibliographies de l'auteur

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. 

Ana Paula Nunes Felix, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Atua como professora de Matemática da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática e Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática. Pesquisa na área de Autismo e Educação.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Références

BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e metodologias matemáticas para os ciclos iniciais do Ensino Fundamental. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2005.

COSTA, Ademir Brandão et al. Multiplicando com o uso das mãos como alternativa à memorização da tabuada. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 30-43, 2016. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/6. Acesso em: 10 jan. 2020.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 79-108.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Resolução de problemas e as operações de adição e subtração na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 5-23, 2019. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/308. Acesso em: 4 ago. 2020.

LOPES, Thiago Beirigo. A associação entre as habilidades de escolher a operação em questões envolvendo números naturais e questões envolvendo números decimais. 2020. 149 f. Cuiabá: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2020.

LOPES, Thiago Beirigo; FELIX, Ana Paula Nunes; SÁ, Pedro Franco de. A escolha da operação em questões multiplicativas aritméticas e em questões multiplicativas algébricas que envolvem números naturais e números decimais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22020, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13540. Acesso em: 12 fev. 2023.

LOPES, Thiago Beirigo; FRIZON, Laila Cristina; SANTOS, Levi Manoel dos. Out-of-class studies focus on solving problem as a preparation for OBMEP. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2018. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/180. Acesso em: 23 mar. 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SÁ, Pedro Franco de. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear. 2003. 203 f. Natal: Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rrio Grande do Norte, Natal, 2003.

SÁ, Pedro Franco de; FOSSA, Jhon Andrew. Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 12, p. 253-278, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936. Acesso em: 10 maio 2018.

SÁ, Pedro Franco de; SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Esta questão é de mais ou é de menos? In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Noronha Tatyana Mabel Nobre (Org.). Leituras e escritas: olhares plurais para múltiplas cenas educativas. São Paulo: Livraria da Física, 2018.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.

SANTOS, Robério Valente. O ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais. 2017. 393 f. Belém: Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.

SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 223 f. Belém: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ccse.uepa.br/mestradoeducacao/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf. Acesso em: 13 maio 2017.

VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: UFPR, 2009. 322 p.

Téléchargements

Publiée

2025-12-27

Comment citer

Lopes, T. B., Felix, A. P. N., & Sá, P. F. de. (2025). Une étude sur le choix de l’opération dans les questions additives arithmétiques et dans les questions additives algébriques composées de nombres naturels et de nombres décimaux. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 154–175. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606