Um estudo sobre escolha da operação em questões aditivas aritméticas e em questões aditivas algébricas compostas por números naturais e números decimais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606Palavras-chave:
Questões aritméticas, Questões algébricas, Questões aditivas, Escolha da operação, Números naturais, Números decimaisResumo
Este trabalho apresenta de uma pesquisa que teve como questão de pesquisa: Se o estudante escolhe corretamente a operação em uma questão aditiva com número naturais, ele também tende escolher corretamente a operação em uma questão aditiva de mesma estrutura envolvendo números decimais? Diante dessa questão, o objetivo do estudo foi investigar o comportamento do percentual de acerto da escolha da operação em questões aditivas com números decimais quando há a escolha correta da operação em questões aditivas com números naturais. A produção das informações ocorreu por meio de um teste aplicado à 109 estudantes de cinco turmas de três escolas públicas situadas na cidade de Confresa, no estado de Mato Grosso, Brasil. O teste continha questões aditivas que envolviam números naturais e números decimais com estruturas similares, divididas em questões do tipo aritmético e do tipo algébrico. Os dados obtidos pelos testes compostos por questões aditivas aritméticas e questões aditivas algébricas com números naturais e números decimais indicaram altos percentuais de acerto da escolha da operação em questões aditivas envolvendo números decimais quando ocorreu o aceto da escolha da operação em questões aditivas envolvendo números naturais. Além disso, foi possível perceber que o desempenho dos estudantes em questões aditivas do tipo aritmético foi melhor em relação à resolução de questões do tipo algébrico.
Referências
BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e metodologias matemáticas para os ciclos iniciais do Ensino Fundamental. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2005.
COSTA, Ademir Brandão et al. Multiplicando com o uso das mãos como alternativa à memorização da tabuada. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 30-43, 2016. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/6. Acesso em: 10 jan. 2020.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 79-108.
LEIVAS, José Carlos Pinto. Resolução de problemas e as operações de adição e subtração na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 5-23, 2019. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/308. Acesso em: 4 ago. 2020.
LOPES, Thiago Beirigo. A associação entre as habilidades de escolher a operação em questões envolvendo números naturais e questões envolvendo números decimais. 2020. 149 f. Cuiabá: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2020.
LOPES, Thiago Beirigo; FELIX, Ana Paula Nunes; SÁ, Pedro Franco de. A escolha da operação em questões multiplicativas aritméticas e em questões multiplicativas algébricas que envolvem números naturais e números decimais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22020, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13540. Acesso em: 12 fev. 2023.
LOPES, Thiago Beirigo; FRIZON, Laila Cristina; SANTOS, Levi Manoel dos. Out-of-class studies focus on solving problem as a preparation for OBMEP. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2018. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/180. Acesso em: 23 mar. 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
SÁ, Pedro Franco de. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear. 2003. 203 f. Natal: Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rrio Grande do Norte, Natal, 2003.
SÁ, Pedro Franco de; FOSSA, Jhon Andrew. Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 12, p. 253-278, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936. Acesso em: 10 maio 2018.
SÁ, Pedro Franco de; SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Esta questão é de mais ou é de menos? In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Noronha Tatyana Mabel Nobre (Org.). Leituras e escritas: olhares plurais para múltiplas cenas educativas. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
SANTOS, Robério Valente. O ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais. 2017. 393 f. Belém: Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.
SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 223 f. Belém: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ccse.uepa.br/mestradoeducacao/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf. Acesso em: 13 maio 2017.
VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: UFPR, 2009. 322 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


