Um estudo sobre escolha da operação em questões aditivas aritméticas e em questões aditivas algébricas compostas por números naturais e números decimais

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa
  • Ana Paula Nunes Felix Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606

Palavras-chave:

Questões aritméticas, Questões algébricas, Questões aditivas, Escolha da operação, Números naturais, Números decimais

Resumo

Este trabalho apresenta de uma pesquisa que teve como questão de pesquisa: Se o estudante escolhe corretamente a operação em uma questão aditiva com número naturais, ele também tende escolher corretamente a operação em uma questão aditiva de mesma estrutura envolvendo números decimais? Diante dessa questão, o objetivo do estudo foi investigar o comportamento do percentual de acerto da escolha da operação em questões aditivas com números decimais quando há a escolha correta da operação em questões aditivas com números naturais. A produção das informações ocorreu por meio de um teste aplicado à 109 estudantes de cinco turmas de três escolas públicas situadas na cidade de Confresa, no estado de Mato Grosso, Brasil. O teste continha questões aditivas que envolviam números naturais e números decimais com estruturas similares, divididas em questões do tipo aritmético e do tipo algébrico. Os dados obtidos pelos testes compostos por questões aditivas aritméticas e questões aditivas algébricas com números naturais e números decimais indicaram altos percentuais de acerto da escolha da operação em questões aditivas envolvendo números decimais quando ocorreu o aceto da escolha da operação em questões aditivas envolvendo números naturais. Além disso, foi possível perceber que o desempenho dos estudantes em questões aditivas do tipo aritmético foi melhor em relação à resolução de questões do tipo algébrico.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. 

Ana Paula Nunes Felix, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Atua como professora de Matemática da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática e Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática. Pesquisa na área de Autismo e Educação.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

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Publicado

2025-12-27

Como Citar

Lopes, T. B., Felix, A. P. N., & Sá, P. F. de. (2025). Um estudo sobre escolha da operação em questões aditivas aritméticas e em questões aditivas algébricas compostas por números naturais e números decimais. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 154–175. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606