A study on the choice of operation in arithmetic additive questions and in algebraic additive questions composed of natural numbers and decimal numbers

Authors

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa
  • Ana Paula Nunes Felix Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606

Keywords:

Arithmetic questions, Algebraic questions, Additive questions, Choice of operation, Natural numbers, Decimal numbers

Abstract

This work presents research that had as a research question: If the student correctly chooses the operation in an additive question with natural numbers, he also tends to correctly choose the operation in an additive question of the same structure involving decimal numbers, even without having studied the decimal numbers? Faced with this question, the objective of the study was to investigate how the percentage of success of the choice of operation in additive questions with decimal numbers behaves when there is the correct choice of the operation in additive questions with natural numbers. The production of information occurred through a test applied to 109 students from five classes of three public schools located in the city of Confresa, in the state of Mato Grosso, Brazil. The test contained additive questions involving natural numbers and decimal numbers with similar structures, divided into arithmetic and algebraic type questions. The data obtained by tests composed of additive arithmetic questions and additive algebraic questions with natural numbers and decimal numbers indicated high percentages of correctness of the choice of operation in additive questions involving decimal numbers when the acceptance of the choice of operation in additive questions involving natural numbers occurred. In addition, it was possible to notice that the performance of students in additive questions of the arithmetic type was better in relation to the resolution of questions of the algebraic type.

Author Biographies

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. 

Ana Paula Nunes Felix, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Possui Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Atua como professora de Matemática da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática e Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática. Pesquisa na área de Autismo e Educação.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

References

BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e metodologias matemáticas para os ciclos iniciais do Ensino Fundamental. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2005.

COSTA, Ademir Brandão et al. Multiplicando com o uso das mãos como alternativa à memorização da tabuada. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 30-43, 2016. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/6. Acesso em: 10 jan. 2020.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 79-108.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Resolução de problemas e as operações de adição e subtração na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 5-23, 2019. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/308. Acesso em: 4 ago. 2020.

LOPES, Thiago Beirigo. A associação entre as habilidades de escolher a operação em questões envolvendo números naturais e questões envolvendo números decimais. 2020. 149 f. Cuiabá: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2020.

LOPES, Thiago Beirigo; FELIX, Ana Paula Nunes; SÁ, Pedro Franco de. A escolha da operação em questões multiplicativas aritméticas e em questões multiplicativas algébricas que envolvem números naturais e números decimais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22020, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13540. Acesso em: 12 fev. 2023.

LOPES, Thiago Beirigo; FRIZON, Laila Cristina; SANTOS, Levi Manoel dos. Out-of-class studies focus on solving problem as a preparation for OBMEP. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2018. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/180. Acesso em: 23 mar. 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SÁ, Pedro Franco de. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear. 2003. 203 f. Natal: Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rrio Grande do Norte, Natal, 2003.

SÁ, Pedro Franco de; FOSSA, Jhon Andrew. Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 12, p. 253-278, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936. Acesso em: 10 maio 2018.

SÁ, Pedro Franco de; SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Esta questão é de mais ou é de menos? In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Noronha Tatyana Mabel Nobre (Org.). Leituras e escritas: olhares plurais para múltiplas cenas educativas. São Paulo: Livraria da Física, 2018.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.

SANTOS, Robério Valente. O ensino de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais com números naturais. 2017. 393 f. Belém: Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.

SILVA, Benedita das Graças Sardinha da. Ensino de problemas envolvendo as quatro operações por meio de atividades. 2015. 223 f. Belém: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ccse.uepa.br/mestradoeducacao/wp-content/uploads/dissertacoes/09/benedita_das_graas_sardinha_da_silva.pdf. Acesso em: 13 maio 2017.

VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: UFPR, 2009. 322 p.

Published

2025-12-27

How to Cite

Lopes, T. B., Felix, A. P. N., & Sá, P. F. de. (2025). A study on the choice of operation in arithmetic additive questions and in algebraic additive questions composed of natural numbers and decimal numbers. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 154–175. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66606