Licenciatura en Matemáticas: La importancia del uso de metodologías activas en el contexto escolar

a importância do uso das metodologias ativas no contexto escolar

Autores/as

  • Fernanda Vieira Pereira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará Campus Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.67603

Palabras clave:

Metodología activa; Matemáticas; Importancia; Juegos; Tecnología.

Resumen

Con el objetivo de cumplir con el objetivo de investigar la importancia de las metodologías para la enseñanza de las matemáticas, este artículo explorará metodologías activas en la enseñanza de las matemáticas, presentando la relevancia de utilizar, en la época contemporánea, nuevos recursos en el contexto del aula. El transcurso del texto presenta la importancia de utilizar recursos metodológicos para el aprendizaje de los estudiantes, poniendo énfasis en los juegos didácticos y los recursos tecnológicos y presentando, como elemento destacado en la situación actual, el aula invertida y la gamificación. En cuanto a la caracterización, esta investigación se desarrolló utilizando elementos cualitativos y bibliográficos. Autores como: Grando (2004), Lorenzato (2012), Moreira (2018), Brito; Sant´Ana (2020), entre otros. Las consideraciones finales se centran en plantear la importancia de utilizar metodologías activas para lograr un aprendizaje significativo.

Citas

ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. In: Gamificação: diálogos com a educação. (Org.). FADEL, Luciene Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação. - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=r6TcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=fcNBYSAKJq&sig=KmGXUEPF5OultNiEELfTLvue66o. Acesso em: 08 nov. 2023.

ALVES, Marcia Maria; TEIXEIRA, Oscar. Gamificação e objetos de aprendizagem: elementos da gamificação no design de objetos de aprendizagem. (Org.). FADEL, Luciene Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação. - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=r6TcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=fcNBYSAKJq&sig=KmGXUEPF5OultNiEELfTLvue66o. Acesso em: 08 nov. 2023.

BARBOSA, Francisco Ellivelton; PONTES, Márcia Matoso de; CASTRO, Juscileide Braga de. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, set/dez 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348280164_A_UTILIZACAO_DA_GAMIFICACAO_ALIADA_AS_TECNOLOGIAS_DIGITAIS_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA_UM_PANORAMA_DE_PESQUISAS_BRASILEIRAS_THE_USE_OF_GAMIFICATION_COMBINED_WITH_THE_DIGITAL_TECHNOLOGY_IN_THE_TEACHING_OF_ Acesso em: 08 nov 2023.

BITENCOURT, Loriége Pessoa; DARSIE, Marta Maria Pontin. O formador de educadores matemáticos e sua aprendizagem para a docência. In: GONÇALVES, T. V. O.; MACÊDO, F. C. S.; SOUZA, F. L.(Org.). Educação em ciências e matemáticas debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRITO, Cláudia da Silva; SANT´ANA, Claudinei de Camargo. Formação docente e jogos no ensino de matemática. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 415-434, jan/dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4100 Acesso em: 08 dez 2023.

BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazeram coisas extraordinárias. Tradução Sieben Gruppe. –São Paulo: DVD editora, 2015.

BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciene Maria. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre gamificação como recurso motivacional. (Org.). FADEL, Luciene Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação. - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=r6TcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=fcNBYSAKJq&sig=KmGXUEPF5OultNiEELfTLvue66o. Acesso em: 08 nov 2023.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito Prado. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS, v. 8, n. 16, 2015.

https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1392 Acesso em: 06 dez 2023.

CURI, Edda. Análise de propostas presentes no material de matemática do PEC-Universitário, à luz de resultados de investigação e teorias sobre formação de professores. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectiva e pesquisa. - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CYRINO, MÁRCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE. Preparação e emancipação profissional na formação inicial do professor de matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectiva e pesquisa. - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CURI, Eddna. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación. 2004.

https://rieoei.org/RIE/article/view/2687

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. - São paulo: Paulus, 2004. - (Coleção pedagogia e educação).

https://jornal.usp.br/radio-usp/relatorio-da-ocde-mostra-que-brasil-e-Revista%20Iberoamericana%20de%20Educaci%C3%B3no-terceiro-pior-entre-42-paises/

https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2022/05/5006013-brasil-nao-atinge-media-em-uma-das-disciplinas-mais-temidas-pelos-estudantes.html

LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. - Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores).

LORENZATO, Sergio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. - 3. ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2012. ( Coleção formação de professores).

MATOS, Dara Elen de Sousa. Metodologias aplicadas em ensino da matemática no ensino fundamental II. 2020. 39 f. Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Departamento de Matemática Curso de Licenciatura em Matemática, Russas, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67458. Acesso em: 10 set, 2023.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 213-231.

NETTO, Marinilse. Aprendizagem na EaD, mundo digital e ‘gamification’. (Org.). FADEL, Luciene Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação. - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=r6TcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=fcNBYSAKJq&sig=KmGXUEPF5OultNiEELfTLvue66o. Acesso em: 08 nov. 2023.

MOREIRA, Rosilei Cardozo. Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertdia”. 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Programa De Pós-Graduação Em Matemática Mestrado Profissionalizante Em Matemática, Manaus, 2018. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6283 Acesso em: 02 nov 2023

OLIVEIRA, Carloney Alves de. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 125-139, jan/jun 2018.

https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/604 Acesso em: 01 dez 2023.

RURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Tradução Sieben Gruppe. - São Paulo: DVS editora, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=33OwDQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=Bpp93KXNEy&sig=nZX5lT57Va3EfOWsyQZKOAPLo0g. Acesso em: 06 nov. 2023.

SILVA, Joanna D´arc Bispo da. O uso dos jogos no ensino de matemática. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Recife, 2022. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/3845/1/tcc_art_joannadarcbispodasilva.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, p. 79-97, 2014.

Publicado

2025-12-27

Cómo citar

Pereira, F. V. (2025). Licenciatura en Matemáticas: La importancia del uso de metodologías activas en el contexto escolar: a importância do uso das metodologias ativas no contexto escolar. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 267–283. https://doi.org/10.23925/2358-4122.67603