Licenciatura em matemática
a importância do uso das metodologias ativas no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.67603Palavras-chave:
Metodologia ativa, Matemática, Importância, Jogos, TecnologiaResumo
Visando atender ao objetivo de averiguar a importância das metodologias para o ensino de matemática, o presente artigo irá explorar as metodologias ativas no ensino de matemática, apresentando a relevância de utilizar, na contemporaneidade, novos recursos no contexto da sala de aula. O decorrer do texto apresenta a importância de utilizar recursos metodológicos para a aprendizagem dos alunos, dando ênfase aos jogos didáticos e recursos tecnológicos e apresentando, como destaque na atual conjuntura, a sala de aula invertida e a gamificação. Em relação a caracterização, esta pesquisa foi desenvolvida utilizando-se do caráter qualitativo e bibliográfico. Como aporte teórico foram utilizados autores como: Grando (2004), Lorenzato (2012), Moreira (2018), Brito; Sant´ Ana (2020), dentre outros. As considerações finais se concentram afirmando a importância de utilizar metodologias ativas, a fim de alcançar uma aprendizagem significativa.
Referências
ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. In: Gamificação: diálogos com a educação. (Org.). FADEL, Luciene Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação. - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=r6TcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=fcNBYSAKJq&sig=KmGXUEPF5OultNiEELfTLvue66o. Acesso em: 08 nov. 2023.
ALVES, Marcia Maria; TEIXEIRA, Oscar. Gamificação e objetos de aprendizagem: elementos da gamificação no design de objetos de aprendizagem. (Org.). FADEL, Luciene Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação. - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=r6TcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=fcNBYSAKJq&sig=KmGXUEPF5OultNiEELfTLvue66o. Acesso em: 08 nov. 2023.
BARBOSA, Francisco Ellivelton; PONTES, Márcia Matoso de; CASTRO, Juscileide Braga de. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, set/dez 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348280164_A_UTILIZACAO_DA_GAMIFICACAO_ALIADA_AS_TECNOLOGIAS_DIGITAIS_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA_UM_PANORAMA_DE_PESQUISAS_BRASILEIRAS_THE_USE_OF_GAMIFICATION_COMBINED_WITH_THE_DIGITAL_TECHNOLOGY_IN_THE_TEACHING_OF_ Acesso em: 08 nov 2023.
BITENCOURT, Loriége Pessoa; DARSIE, Marta Maria Pontin. O formador de educadores matemáticos e sua aprendizagem para a docência. In: GONÇALVES, T. V. O.; MACÊDO, F. C. S.; SOUZA, F. L.(Org.). Educação em ciências e matemáticas debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 2015.
BRITO, Cláudia da Silva; SANT´ANA, Claudinei de Camargo. Formação docente e jogos no ensino de matemática. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 415-434, jan/dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4100 Acesso em: 08 dez 2023.
BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazeram coisas extraordinárias. Tradução Sieben Gruppe. –São Paulo: DVD editora, 2015.
BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciene Maria. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre gamificação como recurso motivacional. (Org.). FADEL, Luciene Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação. - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=r6TcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=fcNBYSAKJq&sig=KmGXUEPF5OultNiEELfTLvue66o. Acesso em: 08 nov 2023.
COSTA, Nielce Meneguelo Lobo; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito Prado. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS, v. 8, n. 16, 2015.
https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1392 Acesso em: 06 dez 2023.
CURI, Edda. Análise de propostas presentes no material de matemática do PEC-Universitário, à luz de resultados de investigação e teorias sobre formação de professores. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectiva e pesquisa. - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
CYRINO, MÁRCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE. Preparação e emancipação profissional na formação inicial do professor de matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectiva e pesquisa. - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
CURI, Eddna. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación. 2004.
https://rieoei.org/RIE/article/view/2687
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. - São paulo: Paulus, 2004. - (Coleção pedagogia e educação).
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. - Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores).
LORENZATO, Sergio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. - 3. ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2012. ( Coleção formação de professores).
MATOS, Dara Elen de Sousa. Metodologias aplicadas em ensino da matemática no ensino fundamental II. 2020. 39 f. Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Departamento de Matemática Curso de Licenciatura em Matemática, Russas, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67458. Acesso em: 10 set, 2023.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 213-231.
NETTO, Marinilse. Aprendizagem na EaD, mundo digital e ‘gamification’. (Org.). FADEL, Luciene Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação. - São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=r6TcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=fcNBYSAKJq&sig=KmGXUEPF5OultNiEELfTLvue66o. Acesso em: 08 nov. 2023.
MOREIRA, Rosilei Cardozo. Ensino da matemática na perspectiva das metodologias ativas: um estudo sobre a “sala de aula invertdia”. 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Programa De Pós-Graduação Em Matemática Mestrado Profissionalizante Em Matemática, Manaus, 2018. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6283 Acesso em: 02 nov 2023
OLIVEIRA, Carloney Alves de. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 125-139, jan/jun 2018.
https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/604 Acesso em: 01 dez 2023.
RURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Tradução Sieben Gruppe. - São Paulo: DVS editora, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=33OwDQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=gamifica%C3%A7%C3%A3o+&ots=Bpp93KXNEy&sig=nZX5lT57Va3EfOWsyQZKOAPLo0g. Acesso em: 06 nov. 2023.
SILVA, Joanna D´arc Bispo da. O uso dos jogos no ensino de matemática. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Recife, 2022. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/3845/1/tcc_art_joannadarcbispodasilva.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, p. 79-97, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


