Investigating Dyscalculia in the Context of Mathematics Education

Authors

  • Ana Maria Antunes de Campos Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. https://orcid.org/0000-0003-4276-5776
  • Ana Lúcia Manrique Professora - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Produtividade em Pesquisa Nível 2 http://orcid.org/0000-0002-7642-0381

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p46-64

Keywords:

Discalculia, Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Educacional.

Abstract

Dyscalculia is considered a reduced ability to understand numerosity, which is the essential property for the concept of number, in which cognitive processes are implicit in these mathematical learning problems. The purpose of this article is to present a descriptive analysis of what has been discussed about dyscalculia in the area of ​​mathematics education. A bibliographic survey was carried out in bibliographic databases with a time frame of the last ten years (2009 to 2018). The search criteria was to select researches (articles, dissertations and theses) in Portuguese, produced in the field of mathematics education, which had the word dyscalculia in the title of the work. The guiding question of this work seeks to answer: What knowledge was produced by research on dyscalculia for the area of ​​mathematics education? The results reveal that the researches aim to promote discussions around the terminology of the dyscalculia concept; the contribution of neuroscience to diagnosis and intervention; the use of play as tools for solving problems; mapping research on dyscalculia; the psychopedagogical intervention and the continuing education of teachers. The intertwining of the areas of education, psychology, health and mathematics education has significantly contributed to the advancement of research aimed at the cognitive development of students with dyscalculia in the educational context.

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Author Biographies

Ana Maria Antunes de Campos, Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Neuropsicopedagoga, Pedagoga, Psicopedagoga,Especialista em Ensino Lúdico, Pós Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores.  Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem.  Autora de artigos e livros na  área educacional  Atualmente é professora de Matemática - Ensino Médio, Docente na Pós - Graduação e Palestrante. Participa do Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente - PUC-SP. Participa do grupo de pesquisa: Infância, Cultura e História - GEPICH, do(a) Universidade Federal de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa: História da educação: intelectuais, instituições, impressos, do(a) Universidade Federal de São Paulo.

Ana Lúcia Manrique, Professora - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Produtividade em Pesquisa Nível 2

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP intitulado por "Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO)". Coordenou subprojeto da área de Ciências Exatas do PIBID-PUC/SP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010, "Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica". Participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2012, intitulado"Rede Colaborativa de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos", projeto em rede com a UFSCar, UFABC e PUC-SP. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais, projeto em parceria entre PUC/SP e UFTM. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Inclusiva.

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Published

2021-12-27

How to Cite

Maria Antunes de Campos, A. ., & Lúcia Manrique, A. . (2021). Investigating Dyscalculia in the Context of Mathematics Education. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 46–64. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p46-64

Issue

Section

Artigos