Investigando a Discalculia no Contexto da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p46-64Palavras-chave:
Discalculia, Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Educacional.Resumo
A discalculia é considerada uma capacidade reduzida de compreensão da numerosidade, que é a propriedade essencial para o conceito do número, no qual os processos cognitivos estão implícitos nesses problemas de aprendizagem matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise descritiva do que se tem discutido sobre a discalculia na área da educação matemática. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados bibliográficas com um recorte temporal dos últimos dez anos (2009 até 2018). O critério de busca foi selecionar pesquisas (artigos, dissertações e teses) em língua portuguesa, produzidas no campo da educação matemática, que apresentavam a palavra discalculia no título do trabalho. A questão norteadora desse trabalho busca responder: Que conhecimentos foram produzidos por pesquisas sobre a discalculia para a área da educação matemática? Os resultados revelam que as pesquisas visam promover discussões em torno da terminologia do conceito da discalculia; da contribuição da neurociência para diagnóstico e intervenção; da utilização do lúdico como instrumentos para resoluções de problemas; do mapeamento de pesquisas acerca da discalculia; da intervenção psicopedagógica e da formação continuada de professores. O entrelaçamento das áreas da educação, psicologia, saúde e educação matemática tem contribuído significativamente para o avanço de pesquisas que visam o desenvolvimento cognitivo de alunos com discalculia no contexto educacional.
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