Investigando a Discalculia no Contexto da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p46-64Palabras clave:
Discalculia, Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Educacional.Resumen
A discalculia é considerada uma capacidade reduzida de compreensão da numerosidade, que é a propriedade essencial para o conceito do número, no qual os processos cognitivos estão implícitos nesses problemas de aprendizagem matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise descritiva do que se tem discutido sobre a discalculia na área da educação matemática. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados bibliográficas com um recorte temporal dos últimos dez anos (2009 até 2018). O critério de busca foi selecionar pesquisas (artigos, dissertações e teses) em língua portuguesa, produzidas no campo da educação matemática, que apresentavam a palavra discalculia no título do trabalho. A questão norteadora desse trabalho busca responder: Que conhecimentos foram produzidos por pesquisas sobre a discalculia para a área da educação matemática? Os resultados revelam que as pesquisas visam promover discussões em torno da terminologia do conceito da discalculia; da contribuição da neurociência para diagnóstico e intervenção; da utilização do lúdico como instrumentos para resoluções de problemas; do mapeamento de pesquisas acerca da discalculia; da intervenção psicopedagógica e da formação continuada de professores. O entrelaçamento das áreas da educação, psicologia, saúde e educação matemática tem contribuído significativamente para o avanço de pesquisas que visam o desenvolvimento cognitivo de alunos com discalculia no contexto educacional.
Métricas
Citas
ÁVILA, L. A. B. Avaliação e intervenções psicopedagógicas em crianças com indícios de Discalculia. 280 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS. Rio Grande do Sul, 2017.
ÁVILA, L. A. B.; LARA, I. C. M. Discalculia: um mapeamento de artigos brasileira. Abakos, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 35-56, nov., 2017.
BUTTERWORTH, B. The Mathematical Brain. London: Macmillian Publishers, 1999.
BUTTERWORTH, B. The development of arithmetical abilities. Journal of Child Psychology and Psychiatry. p. 3-18, 2005.
BUTTERWORTH, B. Dyscalculia from Science to Education. New York, Routledge, 2019.
CARMO, J. S.; SIMIONATO, A. M. Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em estudos. vol. 17 n. 2 Maringá, abr./jun. 2012.
DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo, RS: Editora Universidade de Passo Fundo, 2015.
DEHAENE, S Cerebral bases of number processing and calculation. In: GAZZANIGA, M.S. The new cognitive neuroscience. 2 eds. Institute of Technology, Massachussets, 2000.
DEVINE, A. Cognitive and emotional mathematics learning problems in primary and secondary school students. Doctoral thesis, University of Cambridge, Cambridge, Serie serienummer, 2017.
HAASE, V. G.; MOURA, R. J.; CHAGAS, P. P.; WOOD, G. Discalculia e Dislexia: Semelhança epidemiológica e diversidade de mecanismos neurocognitivos. ALVES, Luciana Mendonça; MOUSINHO, Renata; CAPPELINI, Simone Aparecida. Dislexia novos tempos e novas perspectiva, Publisher: Rio de Janeiro: Editora Wak, pp. 257-282, 2011.
HARRIS, J. C. Developmental Neuropsychiatry: Assessment, Diagnosis, and Treatment of developmetal disorders. New York: Oxford University Press, cop, vol. II, 1998.
KAUFMANN, L.; MAZZOCCO, M.M.; DOWKER, A.; VON ASTER, M.; GÖBEL, S. M.; GRABNER, R.H.; HENIK, A.; JORDAN, N.C.; KARMILOFF-SMITH, A.D.; KUCIAN, K.; RUBINSTEN, O.; SZUCS, D.; SHALEV, R.; NUERK, H.C. Dyscalculia from a developmental and differential perspective. Front. Psychol. 4:516, ago 2013.
KAHN, H. J.; WHITAKER, H. A. Acalculia: An Historical Review of Localization. In: Brain and Cognition, V. 17, p. 102-115, 1991.
LARA, I. C. M.; FRARE, J. P. N.; AVILA, L. A. B.; PIMENTEL, L. S. A resolução de algoritmos de adição e subtração apresentada por crianças com indícios de discalculia. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul, 2017.
MAJDALANI, L. A. Uma análise da compreensão do conceito de número para um discalcúlico. 2018, 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2018.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
PIMENTEL, L. S. Possíveis indícios de discalculia em Anos Iniciais: uma análise por meio de um Teste piloto de Matemática. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). 2015, 162 f. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS. Rio Grande do Sul, 2015.
PIMENTEL, L. S.; LARA, I. C. M. Discalculia: mapeamento das produções brasileiras. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul, 2013.
SANTOS, F. H. Discalculia do desenvolvimento. 1ed. São Paulo, SP: Pearson Clinical Brasil, 2017.
SILVA, P. A. S.; SANTOS, F. H. Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria e Pesquisa. vol.27 n.2 Brasília abr./jun. 2011.
SILVA, M. A. Discalculia e aprendizagem de matemática: um estudo de caso para análise de possíveis intervenções pedagógicas. 2016, 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
SZÜCS, D.; GOSWAMI, U. Developmental dyscalculia: Fresh perspectives. Trends in Neuroscience and Education, v. 2, I. 2, p. 33-37, jun., 2013.
THIELE, A. L. P. Discalculia e formação continuada de professores suas implicações no ensino e aprendizagem de matemática. 2017, 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. PUC-RS, 2017.
VILLAR, J. G. Discalculia na sala de aula de matemática: um estudo de caso com dois estudantes. 2017, 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.