Legislação educacional brasileira destinada a professores em início de carreira e seus impactos na ação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i153796

Palavras-chave:

Legislação, Professor em início de carreira, Possibilidades/Desafios.

Resumo

O presente estudo é oriundo das análises investigativas de uma proposta de Tese, em andamento, em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública cearense, enfocando a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de matemática em início de carreira. Para este recorte, recorremos a análise documental, embasada em uma perspectiva qualitativa e ancorado em subsídios teóricos norteadores, no intuito de averiguar a existência, no âmbito legislatório nacional, de elementos destinados a contribuir na fase inicial da carreira docente, bem como, analisar a viabilidade de tais elementos, em estimular os professores a se desenvolverem profissionalmente. Os materiais coletados foram submetidos a análise de conteúdo. Averiguamos que apenas o Plano Nacional de Educação apresenta uma estratégia que faz alusão a contribuir na inserção e trabalho introdutório de professores iniciantes. Contudo, identificamos limitações na proposta, visto seu teor avaliativo e classificatório, que sobressai sobre os demais, servindo como parâmetro para deliberação relativa a efetivação ou não do professor em um determinado sistema de ensino. Emerge, portanto, a relevância do delineamento de políticas públicas voltadas para a inserção profissional docente, com foco no conhecimento da complexidade que norteia a escola, buscando uma transição favorável entre a formação inicial e o início da docência, contribuindo em uma atuação que estimule o professor a aprender e se desenvolver profissionalmente, em uma via de estímulo e incentivo à continuidade formativa ao longo da vida e ao delineamento de ações voltadas para as necessidades dos educandos e do contexto com o qual interagem.

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Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE); Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE).

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul; Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE); Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE); Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/PPGE/UECE); Bolsista da Fundacão Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP).

Eliziane Rocha Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Educação (PPGE/UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE) e do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes (UFMA). Licenciada em Matemática (UEMA) e Pedagogia (FSF). Atualmente atuando como Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. 

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA / Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Assistente D da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e pesquisadora, compondo o Grupo de Pesquisa Educação e Ciências da Natureza (UECE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Mestre em Educação pela UECE, Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Química e em coordenação pedagógica pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Licenciada em Química pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). 

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC/CE

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú;Eespecialização em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional pela Faculdade Kurios e Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste. Atualmente é Professora Efetiva da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC/CE.

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007) , com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Foi Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019.

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

Nascimento, F. J. do, Castro, E. R., Leite, L. R., Nascimento, R. de C. do, & Lima, M. S. L. (2022). Legislação educacional brasileira destinada a professores em início de carreira e seus impactos na ação inicial docente. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(1), 1–16. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i153796

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Artigos