The influence of GPEMEC'S actions on the results of IDEB in public schools of Itabuna - BA municipality

Authors

  • Alexandre da Silva Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0001-6156-1205
  • Nadja Maria Amado de Jesus Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i262857

Keywords:

Professional Development of Teachers, Large-Scale Assessments, Research Groups, Basic Education

Abstract

This work aims to analyze the influence of the actions of the Research Group on Mathematics, Statistics, and Sciences Education (GPEMEC) on the results of the Basic Education Development Index (IDEB) in 2019, in public schools of the municipal education system of Itabuna. The study is based on official documents that guide external evaluations, as well as perspectives from researchers debating the subject, covering everything from implementation to the positive and negative aspects of IDEB. Additionally, it theoretically underpins the professional development of teachers from Christopher Day's perspective. The investigation utilized the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi, and it had as its corpus semi-structured interviews with two teachers and four school administrators from partner schools, considering the period of the group's activities and the IDEB's application moment. The results revealed two distinct realities: in one school, there was an improvement in the data, while in another, there was an absence of IDEB results. Despite different perspectives on the results of the external evaluation, participants indicated that GPEMEC contributes to the advancement of teachers' pedagogical practices, collaborative training in the school, and the empowerment of students. These influences lead to changes in classroom behavior, which favors the improvement of student learning.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alexandre da Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Durante a graduação, já fui aluno bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Fui pesquisador-bolsista da primeira turma do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann. Sou membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Estatística e Ciências (GPEMEC) e da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Possuo experiências em organização de eventos acadêmicos, atuando na área de marketing. Áreas de interesse: Educação, Educação Matemática, Avaliação Educacional, Equidade e Tecnologias Digitais.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991),mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino em matemática, processos de aprendizagem, educação estatística. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC e professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UESC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e Coordenadora Geral da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Desenvolve pesquisas em escolas públicas com foco no Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática e na produção de sequências de ensino interdisciplinares com abordagem na equidade para a aprendizagem. Desde 2020 atua como orientadora do Programa de Residência Pedagógica subprojeto da Matemática da UESC.

Nadja Maria Amado de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia (UNEB), com especialização em Planejamento e Gestão da Educação (UNEB) e Planejamento Educacional (UNIVERSO). Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR/UNEB). Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC/UFBA). Atualmente é coordenadora pedagógica no Centro de Referência em Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, da Rede Estadual de Ensino- BA. Integra, ainda, a Equipe da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEAD/UNEB), na condição de Professora Formadora/Bolsista CAPES, desempenhando ações de Coordenação do Núcleo de Design Educacional e compondo a equipe de Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração do Polo de Juazeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação pedagógica, docência da Educação Básica e Educação Superior, gestão escolar, gestão de políticas educacionais, formação de professores, de gestores e de coordenadores pedagógicos. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas (AAPP/UNEB).

References

AMARAL, Michelly Francini Brassaroto do; ALAVARSE, Ocimar Munhoz; SILVA, Fernando Augusto. O desafio da construção de um modelo alternativo de avaliação externa em larga escala da aprendizagem: um desafio, simultaneamente, conceitual, técnico e político como ponto de apoio para o sucesso de todos os alunos. Olhar de Professor, v. 23, 2020, p.1-18.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos, 1994.

BRASIL, Lei no. 9,394.de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil],

Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 04 dez. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: http://222.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 04 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. 185 p.

BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https:https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: 06 Dez. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.

BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 06 Dez. 2022.

COLA, André Ricardo. Avaliação externa e em larga escala: o entendimento de professores que ensinam matemática na educação básica. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

CORREA, João Jorge; SOLIGO, Valdecir (org.). Políticas e indicadores de qualidade da educação: relações com as avaliações em larga escala. Rio Grande do Sul: Oikos, 2015. 200 p.

DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, 2012, p.379-404.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 2011.

MAGINA, Sandra Maria Pinto.; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; SANTOS, Aparecido dos; MERLINI, Vera Lúcia. ESPIRAL RePARe: UM MODELO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR CENTRADO NA SALA DE AULA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 238-258, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC. a 2018. v. 6. n. 2. p. 238-258. i 6812. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6812. Acesso em: 1 jun. 2023.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 2 ed., Ijuí: Unijuí, 2011.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza; SANTOS, Henrique Luis da Silva; CORREIA, Diná da Silva; ALMEIDA, Luana Cerqueira de. Trajetória de pesquisa e ações do GPEMEC. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 147–169, 2023. DOI: 10.23864/cpp. v8i20.912. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/912. Acesso em: 1 jun. 2023.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza; PAULA, Marlúbia Corrêa de. Liderança universidade-escola na formação do professor. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 23, n. 2, 2021, p. 1-28.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza. Articulação universidade-escola para o Desenvolvimento profissional de professores que ensinam estatística. INVESTIGAÇÕES HISPANO-BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, 2020, p. 126.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; SERRAZINA, Lurdes; NUNES, Célia Barros. Contribuições de um processo formativo para o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, v. 22, n. 1, 2019, p. 11-38.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; NASCIMENTO, Sandra Paula Almeida; COUTO, Maria Elizabete Souza. Desenvolvimento profissional de professores na construção colaborativa de sequências de ensino de Estatística. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 6, n. 1, 2021, p. 85-106.

SANTOS, Marcieli Ribeiro. Nível de proficiência do IDEB de matemática: um estudo comparativo entre escolas municipais e estaduais de Cascavel. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação, Linha de pesquisa: Educação, Políticas Sociais e Estado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2021.

SILVA, Rosemeire Terezinha da; SANTOS, Solange Xavier dos. Matemática: um desafio para a Educação Básica conforme demonstrado nos resultados das avaliações externas no Brasil e no estado de Goiás. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 6, 2020, p. 481–496. DOI: 10.26843/rencima. v11i6.2609. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2609. Acesso em: 19 dez. 2022.

TENÓRIO, Robinson Moreira; MACHADO, Cristiane Brito; LOPES, Uaçaí de Magalhães. Indicadores da educação básica: avaliação para uma gestão sustentável. EDUFBA, 2010.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 19, 2011, p. 769-792.

Published

2024-10-24

How to Cite

da Silva Souza, A., Ribeiro dos Santos Santana, E. ., & Amado de Jesus, N. M. . (2024). The influence of GPEMEC’S actions on the results of IDEB in public schools of Itabuna - BA municipality. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 40–64. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i262857

Issue

Section

Artigos