A influência das ações do GPEMEC nos resultados do IDEB em escolas públicas do município de Itabuna
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i262857Palabras clave:
Desenvolvimento Profissional de professores, Avaliações em larga escala, Grupos de pesquisa, Educação BásicaResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das ações do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, em escolas públicas da rede municipal de ensino de Itabuna. O estudo toma como base documentos oficiais que orientam as avaliações externas, assim como as perspectivas de pesquisadores que debatem o assunto, abordando desde a implementação até os pontos positivos ou não do IDEB. Além disso, fundamenta, teoricamente, o desenvolvimento profissional de professores na perspectiva de Christopher Day. A investigação foi baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi e teve como corpus entrevistas semiestruturadas com dois professores e quatro gestores de escolas parceiras, considerando o período de atuação do grupo e o momento de aplicação do IDEB. Os resultados revelaram duas realidades distintas: em uma escola, houve melhoria nos dados, enquanto em outra existe a ausência de resultados do IDEB. Mesmo com perspectivas diferentes de resultados da avaliação externa, os participantes indicam que o GPEMEC influência para o avanço na prática pedagógica do professor, na realização de formações colaborativas na escola e na valorização do protagonismo do estudante. Essas influências geram mudanças na postura em sala de aula, o que favorece a melhoria do aprendizado dos estudantes.
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