Apostilas ou Livros Didáticos: uma análise no 3o ano do Ensino Médio

Autores/as

  • Laerte José Fernandes

Palabras clave:

Livros Didáticos, Apostilas, PNLD, Ensino Médio

Resumen

A educação brasileira muitas vezes é questionada sobre sua eficiência e
eficácia sobre as metodologias que são empregadas no ensino-aprendizagem.
Para melhorar suas posições no Índice de Desenvolvimento na Educação
Básica (IDEB) muitas prefeituras estão adotando a utilização do material
apostilado ao invés de permanecerem no Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD), que distribui gratuitamente os Livros Didáticos aos municípios. Além
disso, várias escolas particulares, já adotam esses sistemas privados com a
intenção de um melhor resultado nos vestibulares e no Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem). Este trabalho tem como objetivo comparar, de maneira
semelhante à realizada por Fonseca e Villela (2014), apostilas e livros didáticos
de Matemática do 3o ano do Ensino Médio, buscando responder se realmente
há vantagens ou desvantagens no ensino e na aprendizagem com a utilização
de Livros Didáticos ou a utilização de sistemas privados (Apostilas).

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Publicado

2017-01-31

Cómo citar

Fernandes, L. J. (2017). Apostilas ou Livros Didáticos: uma análise no 3o ano do Ensino Médio. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31643

Número

Sección

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso