A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE SOB A PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p1-18

Palabras clave:

Aprendizagem, Registros Semióticos, Proporcionalidade, Funções Cognitivas de Conversão

Resumen

Neste estudo apresentamos uma pesquisa cujo objetivo foi expor ao estudante o quanto é necessário  apropriar-se de conteúdos envolvendo proporcionalidade, de maneira que possa refletir sobre possíveis aplicações dessa componente curricular em várias matemáticas. Foi uma investigação qualitativa feita numa escola pública de São Luís – MA, desenvolvida em sessões de apropriação de conteúdo e aprendizagem. Para a análise da aprendizagem dos discentes referente às produções dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula usamos como referencial central os registros de representações semióticas e hipóteses levantadas por Almouloud, Damm e Moretti em seus artigos publicados sobre essa teoria em tela. A análise dos problemas avaliados revelou que os discentes tiveram compreensão de uso das funções de tratamento de registros e de aplicação das funções cognitivas de conversão entre representações semióticas, tornando-se mais visíveis quando se trabalhou com a mudança de registros da linguagem natural para a linguagem figural

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Biografía del autor/a

Raimundo Luna Neres, Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Universidade CEUMA - UNICEUMA

Prof. do Programa de Pós - Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica -UFMA.

Prof. de Matemática dos Cursos de Engenharias da Universidade CEUMA - UNICEUMA e do doutorado REAMEC/UNICEUMA/ Polo Belém.

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Publicado

2021-05-02

Cómo citar

Neres, R. L. (2021). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE SOB A PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 1–18. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p1-18

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