LINS, VOCÊ POR AQUI?! O MONSTRO DA MATEMÁTICA ENCONTRA A PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p58-72Palabras clave:
Monstro, Pedagogia, Oficina, Desenho, Encontro.Resumen
Entre os arrepios, paixões e provocações de monstros matemáticos, nós, pedagogos, produzimos esse estudo. O desejo consistiu em acompanhar como processos de reflexão sobre monstros matemáticos junto com os licenciandos em Pedagogia entram em funcionamento na composição de modos de pensar nossas relações com a Matemática. Para essa composição, elaboramos o dispositivo-oficina Narrar-me-ei, em que cada sujeito desenhava seu monstro matemático e o expunha para o coletivo. Após esse processo, discutimos dois textos sobre Educação Matemática e compomos um Espaço Amostral – local de atualizar ideias, pensamentos e metas para o trabalho docente. Nossas atualizações permitiram considerar que o encontro com o nosso passado, o outro e a vontade de docência criam modos diversificados e inventivos de ser educador matemático.
Métricas
Citas
D‘AMBRÓSIO, Ubiratan et al. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005.
D‘AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, SP, v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.
DELEUZE, G. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil p. 1-38. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 3, 1987.
KASTRUP, V. O funcionamento da atenção do cartógrafo. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. (org). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 32-51.
KING, S. O iluminado. Rio de Janeiro: Editora Record, 1977.
LARROSA, J. Literatura, experiência e formação – entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, M.V. (Org) Caminhos Investigativos – novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre. Ed. Meditação, 2002.
LINS, R. C. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: BICUDO, M.A.V.; BORBA, M.C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. (org). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PASSOS, E; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa intervenção. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. (org). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 17-31.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.