Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

entre conteúdo de questões da OBMEP 2018 nível A e BNCC

Autores/as

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Caroline Klafke Estado do Rio Grande do Sul.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0002-7056-7139

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p26-45

Palabras clave:

Matemática, Anos Iniciais, Olimpíada, Base Nacional Comum Curricular.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Nível A, aplicada em 2018, para estudantes do 5º ano. O estudo tem uma abordagem quanti-qualitativa e envolveu estudantes de 34 escolas estaduais do Rio Grande do Sul, da área de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, as quais forneceram 930 cartões-resposta da prova, composta por 20 questões objetivas. Foram analisados 81% desses cartões, o que corresponde a 757 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar as questões menos acertadas pelos estudantes do 5º ano, na OBMEP 2018, Nível A, e relacionar seu conteúdo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Foram encontradas nove questões não acertadas por 50% ou mais dos estudantes, envolvendo as unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas. Essas questões englobam: construção de fatos básicos da adição e da subtração, associados à reta numérica; resolução de problemas envolvendo frações; medidas de comprimento, com uso de régua; regularidades em sequências figurais e numéricas; propriedades da igualdade em contextos de equivalência; planificação de figuras geométricas espaciais; atividades de raciocínio lógico. Diante desses resultados, é preciso refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Caroline Klafke, Estado do Rio Grande do Sul.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Taquari – Univates/Lajeado/RS.

Especialista em Educação Especial pela Universidade do Vale do Taquari – Univates/Lajeado/RS.

Especialista em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Assessora Pedagógica na 3ª Coordenadoria Regional de Educação/Estrela/RS.

Membro do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Citas

AQUINO, J. G.. O mal-estar da escola contemporânea: erro e fracasso em questão. In: AQUINO, J. G.. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 9 out. 2021.

______. Ministério da Educação. Escala de proficiência de Matemática 5º ano do Ensino Fundamental. 2017a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/escala/escala_proficiencia/2018/MT_5EF.pdf. Acesso em: 9 out. 2021.

______. Ministério da Educação. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados 2017. 2017b. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/resultados. Acesso em: 9 out. 2021.

______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 9 out. 2021.

COSTA, J. M.; PINHEIRO, N. A. M.; COSTA, H.. A formação para a matemática do professor de anos iniciais. Revista Ciência e Educação, Bauru, SP, v. 22, n. 2, p. 505-522, 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/VP4CpcfCNQqDxqCm5RWn89L/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 9 out. 2021.

CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamerica de Educación, Madrid, ES, n. 37/5, p. 1-9, 2005. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1117Curi.pd. Acesso em: 9 out. 2021.

DAL-FARRA, R. A. P.; LOPES, T. C. Métodos Mistos de Pesquisa em Educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 3, p. 67-80, set./dez. 2013. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698. Acesso em: 9 out. 2021.

LA TAILLE, Y. J. J. M. R. de. O erro na perspectiva piagetiana. In: Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. [S.l.: s.n.], 1997.

LUCCHESI, I. L.; LIMA, R.; GESSINGER R. M. A autonomia de estudantes e o ensino de matemática. Zetetiké – Revista de Educação Matemática, Campinas, SP, v. 20, n. 37, p. 69–84, jan./jun. 2012. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8837/2/A_autonomia_de_estudantes_e_o_ensino_de_matematica.pdf. Acesso em: 9 out. 2021.

MALDANER, A. Educação matemática: fundamentos teórico-práticos para professores dos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2011.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP. 2018. Disponível em: http://www.obmep.org.br/. Acesso em: 9 out. 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Sistema de avaliação do rendimento escolar do RS. SAERS – 2018, Juiz de Fora, v. 1, 2018. Disponível em: http://www.saers.caedufjf.net/colecao/2018-2/. Acesso em: 9 out. 2021.

Publicado

2021-12-27

Cómo citar

Kuhn, M. C., & Klafke, C. (2021). Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: entre conteúdo de questões da OBMEP 2018 nível A e BNCC. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 26–45. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p26-45

Número

Sección

Artigos