Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

entre conteúdo de questões da OBMEP 2018 nível A e BNCC

Auteurs

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Caroline Klafke Estado do Rio Grande do Sul.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0002-7056-7139

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p26-45

Mots-clés :

Matemática, Anos Iniciais, Olimpíada, Base Nacional Comum Curricular.

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Nível A, aplicada em 2018, para estudantes do 5º ano. O estudo tem uma abordagem quanti-qualitativa e envolveu estudantes de 34 escolas estaduais do Rio Grande do Sul, da área de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, as quais forneceram 930 cartões-resposta da prova, composta por 20 questões objetivas. Foram analisados 81% desses cartões, o que corresponde a 757 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar as questões menos acertadas pelos estudantes do 5º ano, na OBMEP 2018, Nível A, e relacionar seu conteúdo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Foram encontradas nove questões não acertadas por 50% ou mais dos estudantes, envolvendo as unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas. Essas questões englobam: construção de fatos básicos da adição e da subtração, associados à reta numérica; resolução de problemas envolvendo frações; medidas de comprimento, com uso de régua; regularidades em sequências figurais e numéricas; propriedades da igualdade em contextos de equivalência; planificação de figuras geométricas espaciais; atividades de raciocínio lógico. Diante desses resultados, é preciso refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Bibliographies de l'auteur

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Caroline Klafke, Estado do Rio Grande do Sul.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Taquari – Univates/Lajeado/RS.

Especialista em Educação Especial pela Universidade do Vale do Taquari – Univates/Lajeado/RS.

Especialista em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Assessora Pedagógica na 3ª Coordenadoria Regional de Educação/Estrela/RS.

Membro do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

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Publiée

2021-12-27

Comment citer

Kuhn, M. C., & Klafke, C. (2021). Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: entre conteúdo de questões da OBMEP 2018 nível A e BNCC. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 26–45. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p26-45

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