UM ESTUDO SOBRE O RACIOCÍNIO DEDUTIVO NO CONTEÚDO DE TEORIA DOS CONJUNTOS.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i255140

Palabras clave:

Teoria dos Conjuntos, Raciocínio Dedutivo, Experiência de Ensino.

Resumen

Neste estudo investigamos as maneiras que os estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio público conseguem organizar as informações presentes nos problemas de Teoria de Conjuntos e quais as formas de raciocínio dedutivo aparecem em suas respostas, também foi observado algumas lacunas de aprendizagem em relação ao conteúdo de Teoria dos Conjuntos. Procuramos identificar se os alunos conseguem justificar usando definições, axiomas, propriedades, representações ou combinações de definições, próprias do raciocínio dedutivo. Nesse sentido, a abordagem da pesquisa foi qualitativa e interpretativa, por sua configuração, caracteriza-se como a mais apropriada para este estudo. Na conclusão são apresentadas as formas como os alunos resolveram os problemas, se apareceu rastros de raciocínio dedutivo e se houve dificuldades em justificar suas respostas.

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Biografía del autor/a

Edislaine de Almeida Franco, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – Mestrado Profissional

Andreia Sartori Tomé, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – Mestrado Profissional

Isabela de Fátima Halila Marcondes, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Ciências Naturais e Matemática – Mestrado Profissional

Márcio André Martins, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – Mestrado Profissional

Citas

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Publicado

2022-10-11

Cómo citar

Franco, E. de A., Tomé, A. S., Marcondes, I. de F. H., & Martins, M. A. (2022). UM ESTUDO SOBRE O RACIOCÍNIO DEDUTIVO NO CONTEÚDO DE TEORIA DOS CONJUNTOS. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(2), 1–16. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i255140

Número

Sección

Artigos