Desempenho dos participantes da I Olimpíada de Educação Financeira do Rio Grande Do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i357504

Palabras clave:

Educação Financeira, Olimpíadas de Conhecimento, Escolas Públicas e privadas, OBEF

Resumen

A Educação Financeira permite escolhas mais conscientes e seguras sobre finanças, oportunidades e futuro. Este estudo objetivou analisar o desempenho dos participantes da I Olimpíada de Educação Financeira no Rio Grande do Sul (I OBEF RS) relacionado aos conteúdos de Educação Financeira. Realizou-se a análise das provas aplicadas em 2019 nas três fases, para os cinco níveis. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental. Participaram desta pesquisa 2.948 alunos, de escolas públicas e privadas, do 2º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, dos quais se constatou melhora no desempenho ao longo da olimpíada. Na primeira fase, as escolas públicas apresentaram o maior percentual de participantes classificados, 52,1% em relação a 47,9% das privadas, e o nível um pontuou o maior percentual de aprovados. Na segunda fase, embora as escolas privadas tenham apresentado o maior percentual de classificados (53,3%), não houve diferenças significativas. Os níveis três a cinco apresentaram o maior percentual de aprovação. Na terceira fase, que premiou os medalhistas nacionais, predominou as escolas públicas, com 81,8% dos alunos. Dentre os nove medalhistas das escolas públicas, sete são de escola militar e foram os que apresentaram o melhor desempenho, sendo estes dos níveis três a cinco. Em relação ao gênero, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. Este estudo promoveu a inserção do tema Educação Financeira no contexto escolar, destacando a importância da participação dos alunos na I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (I OBEF) e fortalecendo o mapeamento das habilidades sobre assuntos relacionados à Educação Financeira.

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Volff Esteves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

https://orcid.org/0000-0002-4997-7336

Marco Antônio dos Santos Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFRGS e do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade.

Vivian Maira Anschau, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Gradução em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Carraro, W. B. W. H. ., Esteves, A. C. V. ., Martins, M. A. dos S. ., & Anschau, V. M. (2022). Desempenho dos participantes da I Olimpíada de Educação Financeira do Rio Grande Do Sul. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(3), 29–50. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i357504

Número

Sección

Artigos