Desempenho dos participantes da I Olimpíada de Educação Financeira do Rio Grande Do Sul
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i357504Mots-clés :
Educação Financeira, Olimpíadas de Conhecimento, Escolas Públicas e privadas, OBEFRésumé
A Educação Financeira permite escolhas mais conscientes e seguras sobre finanças, oportunidades e futuro. Este estudo objetivou analisar o desempenho dos participantes da I Olimpíada de Educação Financeira no Rio Grande do Sul (I OBEF RS) relacionado aos conteúdos de Educação Financeira. Realizou-se a análise das provas aplicadas em 2019 nas três fases, para os cinco níveis. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental. Participaram desta pesquisa 2.948 alunos, de escolas públicas e privadas, do 2º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, dos quais se constatou melhora no desempenho ao longo da olimpíada. Na primeira fase, as escolas públicas apresentaram o maior percentual de participantes classificados, 52,1% em relação a 47,9% das privadas, e o nível um pontuou o maior percentual de aprovados. Na segunda fase, embora as escolas privadas tenham apresentado o maior percentual de classificados (53,3%), não houve diferenças significativas. Os níveis três a cinco apresentaram o maior percentual de aprovação. Na terceira fase, que premiou os medalhistas nacionais, predominou as escolas públicas, com 81,8% dos alunos. Dentre os nove medalhistas das escolas públicas, sete são de escola militar e foram os que apresentaram o melhor desempenho, sendo estes dos níveis três a cinco. Em relação ao gênero, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. Este estudo promoveu a inserção do tema Educação Financeira no contexto escolar, destacando a importância da participação dos alunos na I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (I OBEF) e fortalecendo o mapeamento das habilidades sobre assuntos relacionados à Educação Financeira.
Métriques
Références
BANCO CENTRAL DO BRASIL - BCB. Competências em Educação Financeira: descrição de resultados da pesquisa da Rede Internacional de Educação Financeira adaptada e aplicada no Brasil. Estudos sobre Educação, Proteção e Inclusão, Série Cidadania Financeira, Brasília, n. 5, nov. 2017. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/serie_cidadania/serie_cidadania_financeira_pesquisa_infe_br_%200443_2017.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
BEZERRA NETA, Angelina. Um estudo sobre o conhecimento em finanças de estudantes da Paraíba com base na I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Universidade Federal da Paraíba - UFP, João Pessoa, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 19 nov. 2020.
BRÖNSTRUP, Tatiele; BECKER, Kalinca. Educação financeira nas escolas: estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria (RS). Revista CAMINE: Caminhos da Educação, São Paulo, v. 8, n. 2, 2016. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1922. Acesso em: 26 abr. 2021.
CANTO, Delana; MENDES, Luana; BATISTA, Marliane; LEÃO, Lucas. Educação financeira no ensino fundamental: um estudo de caso em Parintins - AM. Nexus: Revista de Extensão do IFAM, v. 4, n. 2, p. 19-30, dez. 2018. Disponível em: http://nexus.ifam.edu.br/nexus/index.php?journal=Nexus&page=article&op=view&path%5B%5D=277&path%5B%5D=141. Acesso em: 19 nov. 2020.
CARLO, M. I.; CARVALHO, F. L. Letramento financeiro dos estudantes brasileiros: análise do PISA 2015. Revista de Administração Unimep, Piracicaba, v. 19, n. 2, p. 1-23, 2021. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/article/view/1854. Acesso em: 25 dez. 2022.
CARVALHO, Luana; SCHOLZ, Robinson. Se vê o básico do básico, quando a turma rende: Cenário da Educação Financeira no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 2, p. 102-125, 2018.
COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA - CONEF. Educação financeira nas escolas: ensino fundamental: livro do professor. Brasília: CONEF, 2014.
CORDEIRO, Nilton; COSTA, Manoel; SILVA, Marcio. Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 69-84, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841/25699. Acesso em: 19 nov. 2020.
DA SILVA CARLO, Mônica Ingrid; DE CARVALHO, Flávio Leonel. Letramento Financeiro dos Estudantes Brasileiros: análise do PISA 2015. Revista de Administração Unimep, v. 19, n. 2, p. 1-23, 2021.
DESTEFANI, Sonia. Educação financeira na infância. Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 4, p. 274-282, 2015. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2012/1622. Acesso em: 23 abr. 2021.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODA A VIDA. Edital I OBEF e I OBEFRS 2019.pdf. Brasília: UFPB, 2019. Disponível em: https://www.ufpb.br/educacaofinanceira/contents/documentos/obef/editais/edital-i-obef-e-iobefrs-2019.pdf/view. Acesso em: 11 abr. 2021.
EKER, T. Harv. Os segredos da mente milionária. 2. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA - ENEF. O Programa. 2017a. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/o-programa/?doing_wp_cron=1596111170.6311929225921630859375. Acesso em: 9 out. 2020.
ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA - ENEF. Para crianças e jovens. 2017b. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/para-criancas-e-jovens/?doing_wp_cron=1619990947.5513510704040527343750. Acesso em: 9 out. 2020.
GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GITMAN, Lawrence. Princípios de administração financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
KISTEMANN JÚNIOR, M. A.; GIORDANO, C. C.; DAMASCENO, A. V. Cenários para entender o novo ensino médio no contexto da matemática e da educação financeira escolar. Revista de Educação Tecnológica Iberoamericana – Em Teia, Recife, v. 13, n. 3, out. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254698. Acesso em: 25 dez. 2022.
KLAPPER, Leora; LUSARDI, Annamaria; VAN OUDHEUSDEN, Peter. Financial literacy around the world: Insights from the standard &poor’s ratings services global financial literacy survey. [s. l.]: FINLIT, 2016. Disponível em: https://gflec.org/wp-content/uploads/2015/11/Finlit_paper_16_F2_singles.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
LEAL, Cícero; NASCIMENTO, José. Planejamento financeiro pessoal. Revista de Ciências Gerenciais, v. 15, n. 22, 2011. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/rcger/article/view/2101. Acesso em: 15 abr. 2021.
LIMA, Maria. Educação financeira nas decisões de poupança: um estudo de caso na Escola Municipal Ausônio Araújo no Município de Currais Novos - RN. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2019. Disponível em: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9521. Acesso em: 19 nov. 2020.
MACEDO JUNIOR, Jurandir. A árvore do dinheiro: guia para cultivar a sua independência financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MARIUZZO, Patrícia. Olimpíadas científicas estimulam estudantes e valorizam a atuação de professores na pesquisa. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 62, n. 2, p. 12-13, 2010. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v62n2/a06v62n2.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA / RS – OBEF. Sobre a OBEF. Porto Alegre, UFRGS, 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/fce/obef/index.php/sobre/. Acesso em: 22 nov. 2020.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - OCDE. Recomendação sobre os princípios e as boas práticas de educação e conscientização financeira: recomendação do conselho da organização para a cooperação e desenvolvimento económico. [s.l]: [s.n], 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/[PT]%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
PERIN, A. P.; CAMPOS, C. R. Uma investigação sobre concepções acerca da educação financeira de alunos do ensino médio. Revista de Educação Tecnológica Iberoamericana – Em Teia, Recife, v. 13, n. 3, out. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254588. Acesso em: 25 dez. 2022.
PETER, Luciani; PALMEIRA, Eduard. Estudo sobre a Educação Financeira como disciplina escolar a partir das séries iniciais. Revista Atlante. Cuadernos de Educación y Desarrollo, mar. 2013. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2013/03/disciplina-escolar.html. Acesso em 21 abr. 2021.
PINHEIRO, Rodrigo. Contribuições do programa etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos surdos que se comunicam em libras. 2017. 284 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
RAUPP, Fabiano; BEUREN, Ilse. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.
REMUND, David L. (2010). Financial literacy explicated: The case for a clearer definition in an increasingly complex economy. The Journal of Consumer Affairs, v. 44, 276-295. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01169.x. Acesso em: 17 abr. 2021.
RICHARDSON, Roberto. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 334 p.
ROBB, C. A.; BABIARZ, P.; WOODYARD, A. The demand for financial professionals’ advice: The role of financial knowledge, satisfaction, and confidence. Financial Services Review, v. 21, n. 4, p. 291-305, 2012. Disponível em: https://www.ssc.wisc.edu/~carobb/wp-content/uploads/2016/08/FSR-2012.pdf. Acesso em: 25 dez. 2022. ROCHA, Daniel. Educação financeira para toda a vida. Sobre o Projeto. Brasília: UFPB, 2019.Disponível em: https://www.ufpb.br/educacaofinanceira/contents/menu/educacao-financeira/Sobre. Acesso em: 11 abr. 2021.
SAVOIA, José; SAITO, André; SANTANA, Flávia. Paradigmas da Educação Financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6620/5204. Acesso em: 19 nov. 2020.
SERASA EXPERIAN. Conheça as 7 principais causas de inadimplência no Brasil hoje. out. 2018.Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/estudos-e-pesquisas/conheca-as-7-principais-causas-de-inadimplencia-no-brasil-hoje/. Acesso em: 15 abr. 2021.
SILVA, Anderson; SIQUEIRA, Marcos. A olimpíada norte-nordeste de química e seus impactos nas escolas públicas e particulares em Fortaleza (CE). In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2019.Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58655. Acesso em: 21. abr. 2021.
SILVA, Pedro; DIAS, David. Educação financeira: uma proposta de cenário para investigação no Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-09032020-144721/. Acesso em: 21 abr. 2021.
SILVA, Wendel; CARRARO, Wendy; SILVA, Maria. A contabilidade como instrumento de controle e planejamento financeiro pessoal. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA EM CONTABILIDADE DA UFRGS, 2., 2017, Porto Alegre. Anais[...]. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/congressocont/index.php/congresso/congressocont/paper/downloadSuppFile/50/37. Acesso em: 19 nov. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.