Educação Matemática e linguagens de programação: um levantamento de artigos sobre a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i358983Palabras clave:
Educação Matemática, Tecnologias digitais, Linguagem de programação, Educação Básica, Pensamento computacionalResumen
Dentre as tecnologias digitais que apresentam potencial para o desenvolvimento do pensamento computacional em âmbito educacional encontram-se as plataformas de programação. Neste contexto, foi realizado um levantamento de literatura, com o objetivo de identificar e sistematizar artigos publicados no período de 2016 a 2021 acerca de fatores associados à integração de linguagens de programação no estudo de conteúdos da matemática da Educação Básica. Caracterizada como uma pesquisa do tipo estado do conhecimento compreendeu os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de artigos científicos, obtendo-se um corpus de 20 artigos; exploração desse material; análise de características gerais e formação acadêmica dos pesquisadores envolvidos. Também foram comparados e analisados enfoques e perspectivas dessas pesquisas, compreendendo o foco de nível educacional, conteúdos matemáticos abordados, linguagens de programação utilizadas e destacados aspectos positivos e limitantes dessa integração. Com os resultados deste trabalho, espera-se contribuir enfatizando características centrais de artigos que tratam dessa temática, como possíveis alternativas para os campos de pesquisa e ensino.
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