Os potenciais didáticos no uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i260568Palabras clave:
Objetos de Aprendizagem., Objeto de Aprendizagem., Educação Matemática., Potenciais Didáticos., Tecnologias Digitais.Resumen
Essa pesquisa objetiva apresentar potenciais didáticos identificados no uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OA) na Educação Matemática, em que OA são Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) favoráveis ao ensino de conhecimentos matemáticos. Ainda se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, por avaliar potenciais didáticos presentes em OA utilizados no ensino de Matemática, podendo destacar ademais que o percurso metodológico foi pautado segundo a metodologia Engenharia Didática, seguindo quatro fases, sendo as análises preliminares, concepção e análise a priori das situações didáticas, experimentação e análise a posteriori e validação. Nessa direção, identificou como potenciais didáticos as capacidades de por meio dos OA desmitificar impressões negativas acerca da Matemática, atrelando as ferramentas identificadas nos OA como de caráter lúdico, inovador, interativo e com possibilidades pedagógicas de introduzir, experimentar e refletir sobre conteúdos matemáticos complexos. Portanto, concluímos que existem distintos potenciais didáticos no uso pedagógico de OA a serem explorados na Educação Matemática, mas para o acesso a estes, serão necessárias iniciativas de pesquisa, ensino e extensão para a familiarização.
Métricas
Citas
ALMOULOUD, S. A; SILVA, M. J. F. Engenharia Didática: evolução e diversidade. Revista Eletrônica de Educação Matemática (REMAT). Florianópolis, v. 7, n.2, p. 26 – 27, 2012.
ALMOULOUD, S. AG; SILVA, M. J. F. da.; COUTINHO, C. Q.; CAMPOS; C. R.; GAITA, C. Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. In: OLIVEIRA, G. P. de. (Org). Sobre tecnologias e educação matemática – fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018 a.
BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 6. ed. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BORBA, M. de C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. da R. Vídeos na educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018. 600 p.
CAMPOS, C. J. G. Método de Análise de Conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, p.611-614, set/out, 2004.
CASTRO-FILHO, J.A; FREIRE, R. S; FERNANDES, A. C; LEITE; M.A. Quando objetos digitais são efetivamente para aprendizagem: o caso da matemática. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. Anais [...] Fortaleza, 2008.
FIGUEIREDO, M. de. Chronographia Reportorio dos tempos, no qual se contem VI. partes, f. dos tempos: esphera, cosmographia, e arte da navegação, astrologia rustica, e dos tempos, e pronosticação dos eclipses, cometas, e sementeiras. O calendario Romano, com os eclypses ate 630. E no fim o uso, a fábrica da balhestilha, e quadrante gyometrico, com hum tratado dos relogios. Lisboa. 1603.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Autores Associados, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MIRANDA, D. F. de.; LAUDARES, J. B.; NERY, L. P. R.; BOGUTCHI, T. F.; GUIMARÃES, Y. P. B. Q. Objetos de Aprendizagem para o ensino de Matemática: uma prática educativa. In: FERREIRA, F. A.; PERES, G. J. (Org.). Objetos de Aprendizagem na prática educativa de Matemática – Conceito e Desenvolvimento. Belo Horizonte. Editora PUC Minas, 2019.
OLIVEIRA, G. P. de. Sobre tecnologias e educação Matemática – fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. In.: OLIVEIRA, G. P. de; ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. da.; COUTINHO, C. Q.; CAMPOS, C. R.; GAITA, C. Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018a.
OLIVEIRA, G. P. A percepção dos professores de Matemática sobre o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na formação inicial e continuada. Dissertação de Mestrado da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará. 2018b. Retirado em 15 de maio, 2020, de: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40614.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p.342-372, abr. 2019.
PINHEIRO, A. C. M. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de Matemática baseada na Sequência Fedathi. 2016. 135f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, 2016.
PINHEIRO, A. C. M.; PEDROSA, V. N. M.; MENDONÇA, A. F. Uma proposta metodológica do uso do ambiente computacional como recurso didático para o ensino de conceitos matemáticos baseados na Sequência Fedathi. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Anais [...]. São Paulo, 2016.
RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: Grinspun, M.P.S.Z.(org.). Educação Tecnológica - Desafios e Pespectivas. São Paulo: Cortez, 2001: 75-129.
SAITO, F. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHmat, 2015.
SAITO, F. A reconstrução de antigos instrumentos matemáticos dirigida para a formação de professores. Revista Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, São Paulo. v. 29, n. 67, p. 571 – 589, 2019.
SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da Matemática. Revista Ensino da Matemática em Debate. v.03, n.01, p. 03 – 19, 2016.
SOUSA, G. C. de. Uso da História da Matemática e Tecnologias de Informação e da Comunicação: Alianças Possíveis e Potenciais para o ensino de Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Anais [...]. São Paulo, 2016.
SOUZA, G. C. de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. In: SOUZA, G.C. (Org.). Reflexões sobre aliança entre HM, TDIC e IM. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2020.
VERASZTO, E. V.; SILVA, D. da.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação - PRISMA.COM. 8, p. 19-46. 2009. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2065>. Acesso em: 16 jul. 2020.
WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and taxonomy. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects. 2000. Disponível em: < https://www.reusability.org/read/>. Acesso em: 14 ago. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.