Os potenciais didáticos no uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na Educação Matemática

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i260568

Mots-clés :

Objetos de Aprendizagem., Objeto de Aprendizagem., Educação Matemática., Potenciais Didáticos., Tecnologias Digitais.

Résumé

Essa pesquisa objetiva apresentar potenciais didáticos identificados no uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OA) na Educação Matemática, em que OA são Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) favoráveis ao ensino de conhecimentos matemáticos. Ainda se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, por avaliar potenciais didáticos presentes em OA utilizados no ensino de Matemática, podendo destacar ademais que o percurso metodológico foi pautado segundo a metodologia Engenharia Didática, seguindo quatro fases, sendo as análises preliminares, concepção e análise a priori das situações didáticas, experimentação e análise a posteriori e validação. Nessa direção, identificou como potenciais didáticos as capacidades de por meio dos OA desmitificar impressões negativas acerca da Matemática, atrelando as ferramentas identificadas nos OA como de caráter lúdico, inovador, interativo e com possibilidades pedagógicas de introduzir, experimentar e refletir sobre conteúdos matemáticos complexos. Portanto, concluímos que existem distintos potenciais didáticos no uso pedagógico de OA a serem explorados na Educação Matemática, mas para o acesso a estes, serão necessárias iniciativas de pesquisa, ensino e extensão para a familiarização.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Gisele Pereira Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2011), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013), especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Farias Brito (2013) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2018). Atualmente é professora efetiva da Secretária de Educação do Estado do Ceará - SEDUC e doutoranda do programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando na Formação inicial e continuada de Professores de Matemática sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, Coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Références

ALMOULOUD, S. A; SILVA, M. J. F. Engenharia Didática: evolução e diversidade. Revista Eletrônica de Educação Matemática (REMAT). Florianópolis, v. 7, n.2, p. 26 – 27, 2012.

ALMOULOUD, S. AG; SILVA, M. J. F. da.; COUTINHO, C. Q.; CAMPOS; C. R.; GAITA, C. Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. In: OLIVEIRA, G. P. de. (Org). Sobre tecnologias e educação matemática – fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018 a.

BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 6. ed. 2. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BORBA, M. de C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. da R. Vídeos na educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018. 600 p.

CAMPOS, C. J. G. Método de Análise de Conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, p.611-614, set/out, 2004.

CASTRO-FILHO, J.A; FREIRE, R. S; FERNANDES, A. C; LEITE; M.A. Quando objetos digitais são efetivamente para aprendizagem: o caso da matemática. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. Anais [...] Fortaleza, 2008.

FIGUEIREDO, M. de. Chronographia Reportorio dos tempos, no qual se contem VI. partes, f. dos tempos: esphera, cosmographia, e arte da navegação, astrologia rustica, e dos tempos, e pronosticação dos eclipses, cometas, e sementeiras. O calendario Romano, com os eclypses ate 630. E no fim o uso, a fábrica da balhestilha, e quadrante gyometrico, com hum tratado dos relogios. Lisboa. 1603.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Autores Associados, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MIRANDA, D. F. de.; LAUDARES, J. B.; NERY, L. P. R.; BOGUTCHI, T. F.; GUIMARÃES, Y. P. B. Q. Objetos de Aprendizagem para o ensino de Matemática: uma prática educativa. In: FERREIRA, F. A.; PERES, G. J. (Org.). Objetos de Aprendizagem na prática educativa de Matemática – Conceito e Desenvolvimento. Belo Horizonte. Editora PUC Minas, 2019.

OLIVEIRA, G. P. de. Sobre tecnologias e educação Matemática – fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. In.: OLIVEIRA, G. P. de; ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. da.; COUTINHO, C. Q.; CAMPOS, C. R.; GAITA, C. Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018a.

OLIVEIRA, G. P. A percepção dos professores de Matemática sobre o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na formação inicial e continuada. Dissertação de Mestrado da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará. 2018b. Retirado em 15 de maio, 2020, de: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40614.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p.342-372, abr. 2019.

PINHEIRO, A. C. M. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de Matemática baseada na Sequência Fedathi. 2016. 135f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, 2016.

PINHEIRO, A. C. M.; PEDROSA, V. N. M.; MENDONÇA, A. F. Uma proposta metodológica do uso do ambiente computacional como recurso didático para o ensino de conceitos matemáticos baseados na Sequência Fedathi. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Anais [...]. São Paulo, 2016.

RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: Grinspun, M.P.S.Z.(org.). Educação Tecnológica - Desafios e Pespectivas. São Paulo: Cortez, 2001: 75-129.

SAITO, F. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHmat, 2015.

SAITO, F. A reconstrução de antigos instrumentos matemáticos dirigida para a formação de professores. Revista Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, São Paulo. v. 29, n. 67, p. 571 – 589, 2019.

SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da Matemática. Revista Ensino da Matemática em Debate. v.03, n.01, p. 03 – 19, 2016.

SOUSA, G. C. de. Uso da História da Matemática e Tecnologias de Informação e da Comunicação: Alianças Possíveis e Potenciais para o ensino de Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Anais [...]. São Paulo, 2016.

SOUZA, G. C. de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. In: SOUZA, G.C. (Org.). Reflexões sobre aliança entre HM, TDIC e IM. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2020.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D. da.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação - PRISMA.COM. 8, p. 19-46. 2009. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2065>. Acesso em: 16 jul. 2020.

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and taxonomy. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects. 2000. Disponível em: < https://www.reusability.org/read/>. Acesso em: 14 ago. 2017.

Téléchargements

Publiée

2024-10-24

Comment citer

Oliveira, G. P., & Pereira, A. C. C. (2024). Os potenciais didáticos no uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem na Educação Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 4–22. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i260568

Numéro

Rubrique

Artigos