Movimentos investigativos a partir de diferentes aulas sobre introdução à função

Autores/as

  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0002-3248-800X
  • Maria Flávia Maciel Santiago Universidade Federal de Alfenas
  • Jaqueline Jacira do Lago Universidade Federal de Alfenas
  • Matheus Rodrigo Aprigio Cândido Universidade Federal de Alfenas
  • Nicoli Prosperi Pereira Universidade Federal de Alfenas
  • Abner Saimont Teixeira Universidade Federal de Alfenas
  • Michelle Aparecida Corrêa Monteiro Universidade Federal de Alfenas
  • Daniela Marques Alves Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66029

Palabras clave:

Residência Pedagógica, Cenários para investigação, Modelo dos Campos Semânticos, Formação inicial de professores, Função

Resumen

Neste artigo são descritas cinco regências elaboradas por cinco residentes, no âmbito do subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais, no formato colaborativo, para abordar a introdução do conceito de função, sob a orientação das professoras orientadora e preceptora e da pesquisadora do mestrado em Educação da mesma instituição. O objetivo deste artigo, além de descrever tais regências, é analisá-las, nos colocando na posição de professores pesquisadores de nossas ações, destacando a apropriação da teorização sobre cenários para investigação de Ole Skovsmose. Para tanto, as teorizações deste autor, principalmente sobre cenários para investigação e diálogo, e a noção de produção de significado constituíram um referencial teórico para análise, que também foram discutidas com os residentes nas reuniões semanais da equipe para elaboração de suas regências. Tais reuniões fazem parte das atividades desenvolvidas pela equipe do subprojeto Matemática e constituem-se como um importante espaço de compartilhamento de vivências. Como principal resultado, destacamos que as diferentes aulas possibilitam diferentes modos de produzir significados a partir de vivências dos alunos com conteúdos escolares ou vivências fora da escola e produções de significados da equipe sobre a criação de cenários para investigação em sala de aula e leitura dos alunos. A maior dificuldade apontada pelos residentes foi em estabelecer e manter o diálogo e não fornecer respostas das atividades quando foram indagados. Acreditamos que tenhamos criado momentos investigativos porque em alguns momentos havia a criação de cenários para investigação e em outros dificuldades para mantê-lo. A regência sobre introdução a função foi fundamental para as demais regências que aconteceram depois, pois essa experiência foi determinante para a proposição e tentativa de criar novos cenários para investigação, considerando as particularidades de cada turma, e fez com que os residentes ficassem mais atentos ao modo de atuar em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Professora do Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas. Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação Matemática pela Unesp-Rio Claro.

Maria Flávia Maciel Santiago, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), na linha Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE). Licenciada em Matemática pela mesma universidade. Desenvolve pesquisas relacionadas a formação inicial de professores e professoras de Matemática, adotando como perspectiva teórica a Educação Matemática Crítica. Também possui interesse em outros temas, como ensino e aprendizagem da Matemática

Jaqueline Jacira do Lago, Universidade Federal de Alfenas

Licenciada em Matemática pela pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Desenvolve pesquisas relacionadas a utilização de jogos digitais no ensino de matemática, utilizando, por exemplo, a linguagem Scratch. Também possui interesse em outros temas, como estudo da modelagem algébrica do código genético na área da Matemática Aplicada. Possui formação técnica em informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais-Campus Machado.

Matheus Rodrigo Aprigio Cândido, Universidade Federal de Alfenas

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Matemática.

Nicoli Prosperi Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Matemática, pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Pesquisou os seguintes temas: pesquisa operacional, programação linear, problemas de transporte e análise de sensibilidade.

Abner Saimont Teixeira, Universidade Federal de Alfenas

Licenciando do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas, bolsista do programa residência pedagógica.

Michelle Aparecida Corrêa Monteiro, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Alfenas. Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Alfenas. Professora da E. E. Samuel Engel, em Alfenas (MG).

Daniela Marques Alves, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas. Bolsista do subprojeto Matemática do programa Residência Pedagógica desta mesma instituição.

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Publicado

2024-11-09

Cómo citar

Julio, R. S., Santiago, M. F. M., Lago, J. J. do ., Cândido, M. R. A. ., Pereira, N. P. ., Teixeira, A. S., Monteiro, M. A. C., & Alves, D. M. . (2024). Movimentos investigativos a partir de diferentes aulas sobre introdução à função. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(3), 58–78. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66029

Número

Sección

Artigos