Movimentos investigativos a partir de diferentes aulas sobre introdução à função
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66029Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Cenários para investigação, Modelo dos Campos Semânticos, Formação inicial de professores, FunçãoResumo
Neste artigo são descritas cinco regências elaboradas por cinco residentes, no âmbito do subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais, no formato colaborativo, para abordar a introdução do conceito de função, sob a orientação das professoras orientadora e preceptora e da pesquisadora do mestrado em Educação da mesma instituição. O objetivo deste artigo, além de descrever tais regências, é analisá-las, nos colocando na posição de professores pesquisadores de nossas ações, destacando a apropriação da teorização sobre cenários para investigação de Ole Skovsmose. Para tanto, as teorizações deste autor, principalmente sobre cenários para investigação e diálogo, e a noção de produção de significado constituíram um referencial teórico para análise, que também foram discutidas com os residentes nas reuniões semanais da equipe para elaboração de suas regências. Tais reuniões fazem parte das atividades desenvolvidas pela equipe do subprojeto Matemática e constituem-se como um importante espaço de compartilhamento de vivências. Como principal resultado, destacamos que as diferentes aulas possibilitam diferentes modos de produzir significados a partir de vivências dos alunos com conteúdos escolares ou vivências fora da escola e produções de significados da equipe sobre a criação de cenários para investigação em sala de aula e leitura dos alunos. A maior dificuldade apontada pelos residentes foi em estabelecer e manter o diálogo e não fornecer respostas das atividades quando foram indagados. Acreditamos que tenhamos criado momentos investigativos porque em alguns momentos havia a criação de cenários para investigação e em outros dificuldades para mantê-lo. A regência sobre introdução a função foi fundamental para as demais regências que aconteceram depois, pois essa experiência foi determinante para a proposição e tentativa de criar novos cenários para investigação, considerando as particularidades de cada turma, e fez com que os residentes ficassem mais atentos ao modo de atuar em sala de aula.
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