Trabalhando Equações do Primeiro Grau por Meio da Resolução de Problemas sob uma Ótica Colaborativa

Autores/as

  • Luciano dos Reis Rodrigues Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Augusto Cesar de Castro Barbosa Departamento de Matemática Aplicada (APL)Instituto de Matemática e Estatística (IME)Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cláudia Ferreira Reis Concordido Professora do Departamento de Análise Matemática do IME-UERJ
  • Marcus Vinicius Tovar Costa Professor do Departamento de Matemática Aplicada do IME-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66521

Palabras clave:

Esquema Colaborativo, Resolução de Problemas, Equação do primeiro grau

Resumen

Neste trabalho, objetiva-se, através do desenvolvimento e apresentação de uma experiência, verificar a eficácia da adoção de práticas didáticas baseadas em um Esquema Colaborativo e na heurística de Resolução de Problemas, voltadas para o ensino da Matemática, frente às práticas didáticas usualmente adotadas. Para tanto, inicia-se um estudo sobre o uso de Esquemas Colaborativos e os aspectos práticos, a serem observados, para sua implementação em sala de aula.  Em seguida, realiza-se um estudo sobre as heurísticas da Resolução de Problemas, aludindo às concepções de Polya e Onuchic e à forma como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular destacam o potencial da Resolução de Problemas para melhorar o ensino de Matemática no sistema educacional brasileiro. É apresentado um experimento realizado na Escola Municipal Professor Gilberto Bento, município do Rio de Janeiro. Duas turmas do sétimo ano foram submetidas a aulas sobre equação do primeiro grau: em uma delas, a abordagem realizada foi sob a ótica de um Esquema Colaborativo e da Resolução de Problemas, enquanto a segunda foi submetida a uma abordagem tradicional. Neste trabalho, apresentam-se os resultados qualitativos das observações realizadas nas atividades aplicadas às duas turmas e conclui-se que trabalhar o conteúdo mencionado com o enfoque proposto é uma alternativa capaz de promover significativos ganhos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, contribuindo não só para uma melhora no desenvolvimento cognitivo dos alunos e na relação deles com a Matemática, como também para sua formação sociocultural. 

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Biografía del autor/a

Luciano dos Reis Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Matemática (PROFMAT-UERJ); Professor da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. E-mail: interativolucs@gmail.com

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Departamento de Matemática Aplicada (APL)Instituto de Matemática e Estatística (IME)Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em Matemática e Física, Mestre e Doutor em Física (UFF - 1997). De 1999 a 2011 fui Professor Adjunto e desde 2012 sou Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuo na área Multidisciplinar. Tenho experiência na área de Física, em especial nos seguintes temas: interações magnéticas em sistemas de multicamadas metálicas, segregação de impurezas em ligas metálicas e ensino de Física. Desenvolvo pesquisa também em Engenharia Mecânica, na parte de Aeroacústica, em ensino de Matemática e em Análise Numérica, trabalhando com problemas inversos em difusão de calor. Desde 2003 atuo também na área de Educação Ambiental.

Cláudia Ferreira Reis Concordido, Professora do Departamento de Análise Matemática do IME-UERJ

Professora do Departamento de Análise Matemática do IME-UERJ. E-mail: concordido@ime.uerj.br; Doutora em Matemática (IM-UFRJ); ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0767-9170

Marcus Vinicius Tovar Costa, Professor do Departamento de Matemática Aplicada do IME-UERJ

Professor do Departamento de Matemática Aplicada do IME-UERJ. E-mail: marcus.tovar@ime.uerj.br; Doutor em Física (IF-UFF); ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9029-2507

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Publicado

2024-11-09

Cómo citar

Rodrigues, L. dos R. ., Barbosa, A. C. de C., Concordido, C. F. R. ., & Costa, M. V. T. . (2024). Trabalhando Equações do Primeiro Grau por Meio da Resolução de Problemas sob uma Ótica Colaborativa. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(3), 126–145. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66521

Número

Sección

Artigos