Trabalhando Equações do Primeiro Grau por Meio da Resolução de Problemas sob uma Ótica Colaborativa
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66521Mots-clés :
Esquema Colaborativo, Resolução de Problemas, Equação do primeiro grauRésumé
Neste trabalho, objetiva-se, através do desenvolvimento e apresentação de uma experiência, verificar a eficácia da adoção de práticas didáticas baseadas em um Esquema Colaborativo e na heurística de Resolução de Problemas, voltadas para o ensino da Matemática, frente às práticas didáticas usualmente adotadas. Para tanto, inicia-se um estudo sobre o uso de Esquemas Colaborativos e os aspectos práticos, a serem observados, para sua implementação em sala de aula. Em seguida, realiza-se um estudo sobre as heurísticas da Resolução de Problemas, aludindo às concepções de Polya e Onuchic e à forma como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular destacam o potencial da Resolução de Problemas para melhorar o ensino de Matemática no sistema educacional brasileiro. É apresentado um experimento realizado na Escola Municipal Professor Gilberto Bento, município do Rio de Janeiro. Duas turmas do sétimo ano foram submetidas a aulas sobre equação do primeiro grau: em uma delas, a abordagem realizada foi sob a ótica de um Esquema Colaborativo e da Resolução de Problemas, enquanto a segunda foi submetida a uma abordagem tradicional. Neste trabalho, apresentam-se os resultados qualitativos das observações realizadas nas atividades aplicadas às duas turmas e conclui-se que trabalhar o conteúdo mencionado com o enfoque proposto é uma alternativa capaz de promover significativos ganhos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, contribuindo não só para uma melhora no desenvolvimento cognitivo dos alunos e na relação deles com a Matemática, como também para sua formação sociocultural.
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