Quadrados mágicos geométricos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.66927Palabras clave:
Quadrados mágicos, Quadrados mágicos geométricos, Quebra-cabeçaResumen
O presente artigo aborda a utilização dos quadrados mágicos geométricos como uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de matemática. O objetivo é explorar as características dos quadrados mágicos geométricos de ordem 3, investigando sua história, propriedades e como esses quadrados podem ser introduzidos nas salas de aula do ensino básico para promover o aprendizado de conceitos matemáticos de forma significativa e envolvente. Ao substituir os números tradicionais por formas geométricas, os quadrados mágicos geométricos oferecem uma oportunidade única para os alunos explorarem padrões visuais e desenvolverem habilidades matemáticas enquanto se divertem. Essa abordagem interdisciplinar permite a integração de conceitos de geometria, álgebra e aritmética, proporcionando uma experiência de aprendizado holística e prazerosa para os alunos.
Citas
AMBROSE, R. C.; FALKNER, K. Developing spatial understanding through building polyhedrons. Teaching children mathematics, v. 8, n. 8, p. 442–447, 2002.
BÁRTLOVÁ, T. History and current state of recreational mathematics and its relation to serious mathematics. Doctoral thesis. Charles University in Prague. Faculty of Mathematics and Physics – Department of Mathematical Analysis. Prague, 2016
BIOTTO, D. F., FAUSTINO, A. C., MOURA, A. Q. Cenários para investigação, imaginação e ação. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2017, p. 64-80.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p.
CARUS, P. Introdução do livro de S. W. Andrews, Magic Squares and Cubes.Open Court Publishing Company, 1917.
CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E. A. Atividades Didáticas de Resolução de Problemas e o Ensino de Conteúdos Procedimentais. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 6, n. 1, p. 87–101, 2015.
DELAHAYE, Jean-Paul. Les carrés magiques géométriques. Pour La science, n. 428, p. 80-84, 2013.
DÜRER, Albrecht. Melancolia I, 1514. Disponível em: <<https://pt.wikipedia. org/wiki/Ficheiro:Melencolia_I_(Durero).jpg> >. Acesso em: 18 jan 2024.
EVES, Howard.Introdução à história da matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.2003.p.96.
MARTIN, L.; Towers, J.; Pirie, S. Collective mathematical understanding as improvisation. Mathematical Thinking and Learning, v. 8, n. 2, p. 149–183, 2006.
ORTON, A. Pattern in the teaching and learning of mathematics. [s.l.] Continuum, 2004.
SALLOWS, L. Geometric Magic Squares : A Challenging New Twist Using Colored Shapes Instead of Numbers, DoverPublications, 2013.
SALLOWS, L. Geometric Magic Squares. The Mathematical Intelligencer, v. 33, n. 4, p. 25–31, 2011.
SALLOWS, L. Geomagic squares, 2013 (site Internet avec une grande famille d’exemples). Disponível em: <<https://www.geomagicsquares.com/> >. Acesso em: 27 nov. 2023.
SKOVSMOSE, O. Pesquisando o que não é, mas poderia ser. In: D’AMBROSIO, U.;LOPES, C.E. (Org.). Vertentes da subversão na produção científica em educação matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 63-90.
SKOVSMOSE, O.; LIMA, P.; PENTEADO, M. G. Pedagogical imagination in mathematics teacher education. Education sciences, v. 13, n. 10, p. 1059, 2023.
VALE, I. Das tarefas com padrões visuais à generalização. Em J. Fernandes, H. Martinho, F. Viseu (Eds.), Actas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática. Viana do Castelo: Associação de Professores de Matemática (APM), 2009. p. 35-63.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ensino da Matemática em Debate

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


