Quadrados mágicos geométricos

Autores

  • Valdinês Leite de Sousa Júnior Universidade Federal do Cariri
  • Daniele Alvez Souza Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Erica Boizan Batista Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66927

Palavras-chave:

Quadrados mágicos, Quadrados mágicos geométricos, Quebra-cabeça

Resumo

O presente artigo aborda a utilização dos quadrados mágicos geométricos como uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de matemática. O objetivo é explorar as características dos quadrados mágicos geométricos de ordem 3, investigando sua história, propriedades e como esses quadrados podem ser introduzidos nas salas de aula do ensino básico para promover o aprendizado de conceitos matemáticos de forma significativa e envolvente. Ao substituir os números tradicionais por formas geométricas, os quadrados mágicos geométricos oferecem uma oportunidade única para os alunos explorarem padrões visuais e desenvolverem habilidades matemáticas enquanto se divertem.  Essa abordagem interdisciplinar permite a integração de conceitos de geometria, álgebra e aritmética, proporcionando uma experiência de aprendizado holística e prazerosa para os alunos.

Biografia do Autor

Daniele Alvez Souza, Secretaria de Educação de Pernambuco

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2013), possui especialização em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN (2017). Atuou como professora substituta na URCA (2015 a 2017) e, atualmente, é docente efetiva da Rede Estadual de Pernambuco, lotada na Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Pena Filho, Salgueiro-PE, atuando na disciplina de Matemática.

Erica Boizan Batista, Universidade Federal do Cariri

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Matemática Pura com ênfase em Teoria de Singularidades pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e doutorado em Matemática Pura também com ênfase em Teoria de Singularidades pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), tendo realizado período sanduíche na Universitat de València, Espanha, entre 2012 e 2013. Atualmente é Professora Efetiva na Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria de Singularidades e se interessa pela área de Tecnologia Educacional bem como Métodos e Técnicas de Ensino.

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Publicado

2025-12-27

Como Citar

Sousa Júnior, V. L. de, Souza, D. A., & Batista, E. B. (2025). Quadrados mágicos geométricos. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 329–357. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66927