Análisis del uso de Scratch en procesos de enseñanza de Matemáticas con actividades maker

Autores/as

  • Antonio Marcos Alves da Costa Secretaría de Educación de Mato Grosso
  • Diego Piasson Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado
  • Minéia Universidad del Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.67235

Palabras clave:

Actividades de creación, Enseñanza de Matemáticas, Profesores, Scratch

Resumen

Atividades maker associadas a processos de ensino podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências elencadas na BNCC, em especial da Matemática. A plataforma de programação visual Scratch é difundida como um recurso capaz de favorecer a realização de tais atividades no âmbito escolar, porém, precisa ser avaliada por aqueles que conduzem os processos de ensino da Matemática. Portanto, foi realizada uma pesquisa com professores dessa disciplina, na Educação Básica, com o objetivo de compreender, por meio da análise das percepções deles, as contribuições da utilização do Scratch em processos de ensino da Matemática com atividades maker. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Participaram do estudo 14 (quatorze) professores de matemática atuantes na Educação Básica, da rede pública de ensino de xxxxxxxxxxx - xx. A produção dos dados ocorreu durante um curso sobre o uso do Scratch para o desenvolvimento de atividades maker envolvendo a produção de objetos digitais que mobilizassem conceitos matemáticos. Os instrumentos de produção de dados foram: entrevistas; os objetos digitais desenvolvidos pelos participantes e relatórios elaborados durante o curso. Desenvolveu-se a análise dos dados à luz da Análise Textual Discursiva. Como principais resultados que emergiram deste trabalho, tem-se que o Scratch favorece a promoção da interdisciplinaridade, do trabalho cooperativo, ludicidade, criatividade, protagonismo e versatilidade para a produção de diferentes artefatos digitais. Concluiu-se que os sujeitos pesquisados consideraram o Scratch um recurso digital que contribui com os processos de ensino da Matemática com atividades maker.

Biografía del autor/a

Antonio Marcos Alves da Costa, Secretaría de Educación de Mato Grosso

Profesor de Matemáticas. Máster en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas. Docente titular en la Red Estatal de Educación de Mato Grosso desde 2008.

Minéia, Universidad del Estado de Mato Grosso

Graduación en Licenciatura Plena en Matemáticas por la Universidad Regional del Noroeste del Estado de Río Grande del Sur (2003), maestría en Modelado Matemático por la Universidad Regional del Noroeste del Estado de Río Grande del Sur (2006) y doctorado en Ingeniería Eléctrica por la Universidad Estatal Paulista "Julio de Mesquita". Ha trabajado en todos los niveles de la educación básica. Actualmente es profesora en la Universidad del Estado de Mato Grosso, desempeñándose como docente en el Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas - PPGECM, y en la Maestría Profesional en Matemáticas - PROFMAT. Participa en investigaciones y extensiones relacionadas con la Educación Matemática y Objetos Digitales de Aprendizaje.

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Publicado

2025-12-27

Cómo citar

Costa, A. M. A. da, Piasson, D., & Fagundes, M. C. (2025). Análisis del uso de Scratch en procesos de enseñanza de Matemáticas con actividades maker. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 242–266. https://doi.org/10.23925/2358-4122.67235